Esportes

Vôlei: Sorocaba será sede de curso de formação de treinadores da CBV

O Curso de Formação de Treinadores Nível 3”, da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), começou no dia 5 de janeiro. São 26 “alunos” treinadores da modalidade, de todo país, que em princípio estudam técnicas e táticas pela modalidade online, mas que a partir de sexta-feira (13) estarão em Sorocaba para aulas práticas, entrando pelo fim de semana.

Os instrutores do curso em Sorocaba serão todos Nível 4: Ariovaldo Xavier Fernandes Rabello, o diretor do curso, Clóvis Granado e Douglas Santa Anna. Esses dois últimos são  profissionais da comissão técnica da equipe feminina do Renasce Vôlei Sorocaba: Clóvis é o treinador e Douglas o supervisor da equipe sorocabana. Lembra-se que toda a comissão técnica do Renasce Sorocaba é formada por treinadores Nível 4.

Os cursos da CBV são divididos em quatro níveis, do Nível 1 ao 4. O primeiro, permite dirigir equipes da categoria mirim. O Nível 2 dá autorização junto a entidade para comandar até a categoria infanto. O Nível 3permite dirigir equipe juvenil e adulto, inclusive na Superliga. O nível 4permite ser  instrutor nesses cursos e atuar nas seleções brasileiras.

Há, ainda, o Nível 5, que é honorário, pois é agraciado a membros de comissões técnicas que ganharam Olimpíada ou Campeonato Mundial. Entre as áreas analisadas no curso de Sorocaba, que serárealizado este  fim de semana (13 a 15), estão temas como organização e direção de equipes, regras oficiais, habilidades motoras: classificação e práticas, tópicos táticos, como ataque, proteção de ataque e contra ataque, entre outros, com avaliações práticas.

Haverá ainda palestras  com renovados profissionais: Wagner Luiz Coppini Fernandes (Wagão), assistente Técnico da seleção brasileira de vôlei feminino; Giuliano Ribas (Juba), auxiliar técnico da seleção brasileira de vôlei masculino; Rafael Lino, árbitro internacional; prof. dr. José Elias  Proença, preparador físico da seleção brasileira feminina; prof. dr. Claudio Eduardo Bacci Martins, preparador físico de grandes equipes de vôlei e basquete.

Foto Divulgação

Nilson Duarte
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil produziu 23 bilhões de litros de refrigerante e exportou suco para 120 países em 2023

O Brasil produziu mais de 23 bilhões de litros de refrigerante em 2023, mostra um…

8 horas atrás

Produção de leite bate recorde no Brasil

Após dois anos em queda, a produção de leite no Brasil cresceu 2,4% em 2023,…

8 horas atrás

Especialista fala sobre a Semana Nacional de Trânsito 2024

Começou nesta quarta-feira (18) e vai até o dia 25 de setembro, a Semana Nacional…

9 horas atrás

Alexandre de Moraes ordena suspensão imediata do X no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na noite desta quarta-feira…

10 horas atrás

Proposta de SAF do São Bento é bem recebida por Conselho Deliberativo do clube

Uma reunião entre o Conselho Deliberativo do São Bento e a empresa Flash Forward, do…

11 horas atrás

Governo de São Paulo anuncia compra de 12 mil câmeras corporais para PMs

O governo de São Paulo anunciou a compra de 12 mil câmeras corporais para a…

12 horas atrás