O volume de vendas do comércio varejista brasileiro caiu 0,6% de outubro para novembro de 2022. É a primeira queda desde julho do ano passado e veio depois de uma alta de 0,3% na passagem de setembro para outubro.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Com o resultado, o setor se situa no mesmo patamar de junho de 2022, e 3,6% abaixo do recorde da série, ocorrido em novembro do mesmo ano.
Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados negativos em novembro. As principais influências sobre o índice geral vieram de combustíveis e lubrificantes que caíram -5,4%, e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com queda de -3,4%.
Também registraram desempenho negativo livros, jornais, revistas e papelaria; tecidos, vestuário e calçados; outros artigos de uso pessoal e doméstico; além de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
O varejo apresentou, no entanto, altas na média móvel trimestral de 0,3%, na comparação com novembro de 2021, de 1,5%, e no acumulado do ano de 1,1%.
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…
A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…
A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…