A Prefeitura de Sorocaba acompanhou, nesta sexta-feira (20), o início dos trabalhos de remoção de vagões e outros equipamentos ferroviários sucateados que permaneciam, há tempos, sobre o pontilhão localizado nas proximidades da Praça Lions, na região central da cidade.
O prefeito Rodrigo Manga, o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia, e o vereador João Donizeti estiveram no local, além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e o representante da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária (MPFSorocabana), Paulo Sérgio.
O material foi rebocado pela Locomotiva 58 para uma área administrada pela concessionária Rumo Engenharia, responsável pelo gerenciamento e manutenção da linha férrea na cidade, inclusive no entorno da estação ferroviária de Sorocaba.
Ao longo de 2022, a Administração Municipal recebeu reclamações de munícipes, diretamente e via imprensa, apontando o sucateamento de vagões nas proximidades da Praça Lions e na ocasião notificou a Rumo Engenharia, para que fizesse a devida remoção.
No local, o setor de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES), também realiza fiscalização preventiva, periodicamente, autuando em caso de irregularidades, como acúmulo de água parada, de materiais inservíveis e mato alto. Também é feito o tratamento com larvicida, para evitar a possível proliferação de mosquitos.
O próximo passo será a retirada dos carros de passageiros, também sucateados e que estão logo ao lado, mas cujas peças são tombadas pelo patrimônio histórico e estão no aguardo de restauro.
De acordo com representantes da MPFSorocabana, entidade voltada à preservação histórica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), estão sendo limpas as pichações dessas composições, mas a mobilização, agora, é para conseguir um novo local para elas, mais adequado.
A meta é recuperar o espaço e utilizar para o turismo ferroviário, disponibilizando passeios nos fins de semana, em um trecho de dois quilômetros de extensão.
A MPFSorocabana, que tem o apoio da Prefeitura, assim como da Câmara Municipal, está agendando uma reunião com as partes envolvidas, dos setores público e privado, para buscar meios de tornar essa proposta uma realidade, que deverá servir para fomentar o lazer e o turismo em Sorocaba.
Com as informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba)
O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba, que celebra seus 10 anos, tem como objetivo reconhecer…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…
A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de…
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, desde o ano 2000, vacinas contra o…
Não foi como o torcedor gostaria, mas neste domingo (17), o Santos levantou a taça…
A Polícia Militar deteve neste sábado (16), três indivíduos procurados pela Justiça. As equipes do…