Notícias

CBA declara estado de atenção nas barragens de Itupararanga

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) declarou estado de atenção sobre a situação das barragens das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) Votorantim e Santa Helena, que estão localizadas na represa de Itupararanga. A condição foi adotada, preventivamente, no sábado (21), mas foi só ontem (23) que os reservatórios atingiram a cota de 823 metros. Apesar da medida, a empresa garantiu que as barragens não apresentam riscos estruturais.

De acordo com a nota da CBA, o estado de atenção pode acontecer em duas circunstâncias. Para a GH Votorantim, somente, é quando a afluência (quantidade de água que flui em um determinado local) da barragem Votorantim supera 30m³ por segundo. Já para a CGH Votorantim juntamente à CGH Santa Helena, é quando o nível do reservatório de Itupararanga supera 823m.

O documento que declara o nível de atenção foi assinado pelo gerente de usinas, Luís Carlos da Silva. Conforme consta no documento, foram notificados sobre a situação a Defesa Civil Municipal de Votorantim, Defesa Civil Regional de Sorocaba, Defesa Civil Estadual de São Paulo, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

A empresa ainda destacou que segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano de Ação de Emergência (PAE), atendendo à legislação brasileira de segurança de barragens. Segundo o plano emergencial, o estado de atenção é feito quando há a ocorrência de eventos externos, como por exemplo chuvas intensas, que elevam a vazão de água que passa pelas barragens.

É esperado nesta condição que a vazão afluente às barragens das CGHs Votorantim e Santa Helena supere 30m³ por segundo. A condição de atenção prevê realizar a inspeção presencial diária das CGHs Votorantim e Santa Helena – ação que a CBA adotou de forma antecipada desde sábado – e comunicar aos órgãos específicos”, salientou a CBA.

Além disso, a instituição afirmou que continua monitorando a represa, 24 horas por dia, por meio do Centro de Operações de Geração (COG) e que a vazão defluente (quantidade de água que sai de um reservatório) da UHE Itupararanga está sob controle.

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Em pronunciamento de Natal, Lula diz que economia está forte, mas há “enormes desafios”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a economia brasileira tem “enormes desafios pela…

10 minutos atrás

Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (23) o indulto natalino de…

15 minutos atrás

Fica triste nas festividades de Natal e Ano Novo? Saiba como lidar melhor com a emoção

As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…

10 horas atrás

Locações para temporada no fim de ano estão até 78% mais baratas no litoral

Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…

11 horas atrás

Programa Planeta Social incentiva voluntariado em Sorocaba

O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…

11 horas atrás

Hospital Amhemed se destaca com taxas de infecção abaixo de 1,5%

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…

13 horas atrás