Notícias

CBA declara estado de atenção nas barragens de Itupararanga

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) declarou estado de atenção sobre a situação das barragens das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) Votorantim e Santa Helena, que estão localizadas na represa de Itupararanga. A condição foi adotada, preventivamente, no sábado (21), mas foi só ontem (23) que os reservatórios atingiram a cota de 823 metros. Apesar da medida, a empresa garantiu que as barragens não apresentam riscos estruturais.

De acordo com a nota da CBA, o estado de atenção pode acontecer em duas circunstâncias. Para a GH Votorantim, somente, é quando a afluência (quantidade de água que flui em um determinado local) da barragem Votorantim supera 30m³ por segundo. Já para a CGH Votorantim juntamente à CGH Santa Helena, é quando o nível do reservatório de Itupararanga supera 823m.

O documento que declara o nível de atenção foi assinado pelo gerente de usinas, Luís Carlos da Silva. Conforme consta no documento, foram notificados sobre a situação a Defesa Civil Municipal de Votorantim, Defesa Civil Regional de Sorocaba, Defesa Civil Estadual de São Paulo, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

A empresa ainda destacou que segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano de Ação de Emergência (PAE), atendendo à legislação brasileira de segurança de barragens. Segundo o plano emergencial, o estado de atenção é feito quando há a ocorrência de eventos externos, como por exemplo chuvas intensas, que elevam a vazão de água que passa pelas barragens.

É esperado nesta condição que a vazão afluente às barragens das CGHs Votorantim e Santa Helena supere 30m³ por segundo. A condição de atenção prevê realizar a inspeção presencial diária das CGHs Votorantim e Santa Helena – ação que a CBA adotou de forma antecipada desde sábado – e comunicar aos órgãos específicos”, salientou a CBA.

Além disso, a instituição afirmou que continua monitorando a represa, 24 horas por dia, por meio do Centro de Operações de Geração (COG) e que a vazão defluente (quantidade de água que sai de um reservatório) da UHE Itupararanga está sob controle.

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil produziu 23 bilhões de litros de refrigerante e exportou suco para 120 países em 2023

O Brasil produziu mais de 23 bilhões de litros de refrigerante em 2023, mostra um…

6 horas atrás

Produção de leite bate recorde no Brasil

Após dois anos em queda, a produção de leite no Brasil cresceu 2,4% em 2023,…

7 horas atrás

Especialista fala sobre a Semana Nacional de Trânsito 2024

Começou nesta quarta-feira (18) e vai até o dia 25 de setembro, a Semana Nacional…

7 horas atrás

Alexandre de Moraes ordena suspensão imediata do X no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na noite desta quarta-feira…

9 horas atrás

Proposta de SAF do São Bento é bem recebida por Conselho Deliberativo do clube

Uma reunião entre o Conselho Deliberativo do São Bento e a empresa Flash Forward, do…

9 horas atrás

Governo de São Paulo anuncia compra de 12 mil câmeras corporais para PMs

O governo de São Paulo anunciou a compra de 12 mil câmeras corporais para a…

10 horas atrás