Um atentado suicida em uma mesquita lotada em Peshawar, no Paquistão, matou ao menos 56 pessoas, nesta segunda-feira (30), o mais recente ataque contra a polícia nesta cidade do noroeste do país – onde militantes islâmicos continuam ativos.
Funcionários do hospital disseram que pelo menos 200 pessoas ficaram feridas, muitas delas em estado crítico.
O primeiro-ministro paquistanês Shebaz Sharif chamou a explosão de um ataque suicida. Havia pelo menos 260 pessoas na mesquita, acrescentou o policial Sikandar Khan.
Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo atentado, que destruiu a mesquita durante as orações do meio-dia, causando o desabamento de uma parede em cima dos fiéis.
O edifício está localizado dentro de um complexo altamente fortificado que inclui o quartel-general da polícia provincial e um departamento antiterrorista.
“Estamos percebendo que o terrorista estava na primeira fila”, disse o ministro da Defesa, Khawaja Asif, à Geo TV.
Imagens da emissora governamental PTV mostraram policiais e moradores lutando para remover os destroços do local da explosão e carregando feridos nos ombros.
O ataque foi o pior na cidade desde março do ano passado, quando um atentado suicida em uma mesquita muçulmana xiita durante as orações de sexta-feira matou pelo menos 58 pessoas e feriu quase 200.
Militantes do Estado Islâmico assumiram a responsabilidade pelo atentado.
Peshawar, que fica na periferia dos distritos tribais do Paquistão na fronteira com o Afeganistão, é frequentemente alvo de grupos militantes, incluindo o Talibã paquistanês.
O grupo, conhecido como Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), é um guarda-chuva de grupos islâmicos sunitas e sectários que querem derrubar o governo e substituí-lo por sua própria marca de governança islâmica.
O TTP intensificou os ataques desde que encerrou um chamado acordo de paz no ano passado com o governo paquistanês, facilitado pelo Talibã afegão.
O TTP tem realizado ataques frequentes contra a polícia nos últimos meses. Em dezembro, militantes islâmicos tomaram um centro antiterrorista no noroeste e fizeram reféns para negociar com autoridades do governo.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…