Destaque

Chuvas forçam Bombeiros a suspenderem as buscas em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros informou que paralisou as buscas em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (24), por causa das chuvas fortes que voltaram a atingir a região.

O município foi o mais afetado pelos temporais que atingiram a região no final de semana. Houve deslizamentos de encostas, alagamentos e bairros isolados devido à interdição de vias de acesso.

A chuva deve continuar nos próximos dias. O litoral norte de São Paulo deve se manter alerta neste final de semana para o risco de movimentação de solo. O alerta está no boletim de Previsão de Risco Geo-Hidrológicos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para este sábado (25).

Segundo o boletim, considera-se alta a possibilidade de movimentos de massa na Baixada Santista e no litoral norte paulista, com especial atenção para a faixa entre Guarujá e São Sebastião.

Até o momento, 57 pessoas foram encontradas mortas em São Sebastião. O governo também contabiliza 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados na região do litoral norte de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, há 15 pessoas internadas no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), em Caraguatatuba (SP). O estado de saúde delas é estável. No total, 21 adultos e seis crianças foram atendidos no local, sendo que oito delas receberam alta hospitalar. 

Medidas do Governo

O governador Tarcísio de Freitas participou de uma reunião nesta sexta-feira (24) com representantes do setor hoteleiro do Litoral Norte para delinear uma parceria para que a rede de hotéis e pousadas da região possam receber desabrigados pelas fortes chuvas e consequentes deslizamentos que ocorreram no Carnaval. A projeção é que 4 mil pessoas necessitem de abrigos por um tempo maior.

Nos próximos dias, será formalizada uma comissão com membros do Governo de São Paulo, da Prefeitura de São Sebastião e do setor hoteleiro do Litoral Norte para discutir a viabilidade da parceria.

Serão avaliados os modelos de parceria, a disponibilidade de leitos e, também, a instauração de uma faixa de preços pelo uso da rede hoteleira.

Na próxima semana, o governador Tarcísio de Freitas também se reunirá com bancos e instituições financeiras para custear a ação. “Assim que tivermos o ok para o financiamento, vamos começar de imediato essa parceria. A nossa necessidade é atendermos 4 mil pessoas”, reforçou.

Com informações da Agência Brasil e da Secretaria de Comunicação do Governo do SP.

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

André Fazano
Compartilhar

Notícias recentes

Litoral de São Paulo deve movimentar quase R$ 10 bilhões nas férias de verão

A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…

2 dias atrás

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o feriado de Natal

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…

2 dias atrás

ACSO é premiada com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…

2 dias atrás

Cravinhos e Lindemberg deixam cadeia na última saída temporária do ano

Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…

2 dias atrás

Transporte público de Sorocaba tem horários diferenciados para as festas de fim de ano

A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…

2 dias atrás

Operação Natal encontra irregularidades em 254 comércios do Estado de SP

A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…

2 dias atrás