A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) seguem com as obras de desassoreamento em um segundo ponto do Rio Sorocaba, mais especificamente nas proximidades da Ponte Radial Norte, na região do Jardim Brasilândia, contando também, agora, com a chegada de uma segunda draga (dragline) para a otimização dos trabalhos.
A iniciativa é uma parceria da Administração Municipal com o Governo do Estado de São Paulo, via Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que gerencia o Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos.
A segunda draga chegou a Sorocaba na quinta-feira (2). Na ocasião, a máquina já foi montada, sendo que, na sexta-feira (3), houve abertura do acesso para que o maquinário chegasse à margem do rio. A primeira draga, que também faz parte do convênio, assim como uma escavadeira hidráulica, desde a semana passada, estão sendo usadas no desassoreamento em outro ponto do Rio Sorocaba, na região da Ponte Pinheiros.
“Sendo realizados desde o ano passado, os serviços contemplam um total de aproximadamente 360 metros de extensão, dos quais já foram executados 210 metros, partindo da ponte da Radial Norte e seguindo o curso do rio. Agora, nesse outro trecho, são mais 150 metros de serviços, de onde se estima a retirada de 14 mil metros cúbicos de material, equivalentes a 1.166 caminhões cheios”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow. A expectativa é que, nos dois pontos, cerca 26,2 mil metros cúbicos de sedimentos sejam retirados do curso do Rio Sorocaba.
No ano passado, o Saae/Sorocaba já havia realizado o desassoreamento em três locais do Rio Sorocaba, todos também na zona urbana e em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, foram retirados, de lá para cá, cerca de 60 mil metros cúbicos (5 mil caminhões) de material, além de outros 20 mil m³ do córrego Itanguá, na região do Jardim Marli e Jardim Itapemirim, na Zona Oeste.
No dia 20 de janeiro deste ano, o Saae/Sorocaba adiantou, com recursos próprios, a ampliação desses trabalhos de desassoreamento do Rio Sorocaba. Isso, para remoção de banco de areia do leito do rio, no ponto localizado na Avenida Dom Aguirre e proximidades do entroncamento com a linha férrea e a Usina Cultural. Cerca de 1.200 m³ de material (100 caminhões) já foram retirados desse local, desde então. Os trabalhos nesse ponto terão continuidade e haverá, ainda, a estabilização de um talude afetado por erosão ocasionada pelas fortes chuvas.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…