A Prefeitura de Sorocaba protocola, na próxima semana, na Câmara Municipal, um projeto de Lei para reembolsar, em até 10 salários mínimos, as famílias que tiveram prejuízo financeiro com danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na sexta-feira (10) e nas que vêm ocorrendo desde janeiro.
O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) está confiante de que os vereadores aprovarão o projeto de forma célere e sem intercorrências. “Nossos vereadores estão comprometidos em priorizar o bem-estar dos nossos munícipes. Não se trata somente de um gesto humanitário, mas, sim, de uma garantia cidadã de mitigar e resolver parte dos problemas causados por uma quantidade fora do comum de chuva, que há décadas não se via na cidade”, salienta o prefeito.
Enquanto isso, as equipes da prefeitura seguem realizando os serviços de limpeza de vias e auxiliando moradores, cujos imóveis foram atingidos pelas chuvas intensas. As famílias afetadas estão, neste momento, sendo amparadas pelo município, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Além desse auxílio, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba vem realizando, nos últimos dois anos, desde 2021, obras de desassoreamento, sobretudo para evitar alagamentos, que estão entre as prioridades executadas em conjunto com a prefeitura. As intervenções incluem, ainda, a limpeza de bueiros, redes de esgoto, de taludes às margens dos córregos, entre outras.
Um dos destaques é a ampliação dos trabalhos de desassoreamento do rio Sorocaba, mais especificamente nas proximidades da ponte da Radial Norte, na região do Jardim Brasilândia, que conta com o serviço de uma segunda draga (dragline) para a otimização dos trabalhos.
A primeira draga, que também faz parte do convênio, assim como uma escavadeira hidráulica, desde três semanas atrás, estão sendo usadas no desassoreamento em outro ponto do rio Sorocaba, na região da ponte Pinheiros. Essa iniciativa é uma parceria da administração municipal com o governo estadual, via Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que gerencia o Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos.
Outro destaque é a construção do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC), no Jardim Maria do Carmo, uma obra esperada, há décadas, pela população sorocabana. O projeto inclui, ainda, um sistema composto por dique de contenção e rede de bombeamento, a fim de proteger esse ponto contra alagamentos decorrentes do transbordamento da calha (nível) do rio Sorocaba.
O RDC está sendo construído em uma área pública de 12 mil metros quadrados, localizada junto às ruas João Gabriel Mendes e Ingracia Angrisani Gomes. O reservatório terá cerca de um metro e meio de profundidade e capacidade para armazenar 9,6 mil metros cúbicos.
“São obras que a população está aguardando há 30, 40 anos e essa administração está acelerando o processo para que esses serviços sejam concluídos, o quanto antes. Afinal, a segurança e a qualidade de vida dos moradores de Sorocaba são a nossa prioridade máxima e nós temos pressa”, conclui o prefeito Rodrigo Manga. (Com informações da Secom Sorocaba)
A promoção “Quanto Mais Tauste Melhor”, realizada pelo Tauste Supermercados, foi encerrada na última quinta-feira…
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta quarta-feira (22).…
No PROGRAME-SE desta quarta-feira você fica sabendo sobre os cursos gratuitos de canto coral e…
O serviço de locação de guarda-chuvas compartilhado para a população está disponível em cinco terminais…
Os trabalhadores podem usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de…
O Sebrae-SP está com inscrições abertas para o programa de Agentes Locais de Inovação (ALI)…