Notícias

Prefeitura segue com obras de desassoreamento do Rio Sorocaba neste fim de semana

A Prefeitura de Sorocaba e o Saae, seguem com as obras aceleradas de desassoreamento em dois pontos do Rio Sorocaba, sendo que, neste domingo (19), os trabalhos serão ainda intensificados, também, no ponto localizado junto à Avenida Dom Aguirre, nas proximidades do entroncamento com a linha férrea e a foz do córrego Supiriri.

Uma força-tarefa será montada pelo Saae/Sorocaba para remover um banco de areia de cerca de 160 metros de extensão, em uma área total de 1.500 metros quadrados, aproximadamente. A expectativa é de que sejam retirados dali cerca de 2.500 metros cúbicos de resíduos, o equivalente a 208 caminhões repletos. Duas escavadeiras hidráulicas serão utilizadas no serviço, além de caminhões para fazer o transporte dos sedimentos.

Para executar a ação, a Secretaria de Mobilidade (Semob) interditará temporariamente, no domingo, as três faixas da Avenida Dom Aguirre, no sentido Praça Lions – Parque das Águas. O trânsito será posteriormente liberado, tão logo os serviços sejam encerrados. A via estará devidamente sinalizada e os agentes de trânsito vão orientar os motoristas no local. A recomendação é utilizar a Avenida Dr. Afonso Vergueiro, como rota alternativa.

Em janeiro deste ano, o Saae-Sorocaba adiantou, também com recursos próprios, a ampliação do desassoreamento do Rio Sorocaba, exatamente nesse ponto, que fica nas proximidades da Usina Cultural. Cerca de 1.200 m³ de material (100 caminhões) já foram retirados e, agora, o trabalho segue avançando, de maneira ainda mais intensificada”, explica o diretor-geral da autarquia, Tiago Suckow.

Desassoreamento do Rio Sorocaba

Quanto às obras de desassoreamento do trecho urbano do Rio Sorocaba, as intervenções seguem a todo vapor, por meio do uso de dragas e escavadeiras, nas proximidades das pontes Radial Norte (região do Jardim Brasilândia) e de Pinheiros (junto ao Clube do Idoso). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, o Saae e o Governo do Estado de São Paulo, via Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que gerencia o Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos.

A expectativa é que, nesses dois pontos, cerca 26,2 mil metros cúbicos de sedimentos sejam retirados do curso do Rio Sorocaba, sendo que, até o momento, já foram removidos 10 mil m³ de material, o que equivale ao conteúdo de aproximadamente 800 caminhões cheios. No ano passado, foram retirados 60 mil m³ (5 mil caminhões) de detritos coletados ao longo do Rio Sorocaba, além de outros 20 mil m³ (1.660 caminhões) do córrego Itanguá, na região do Jardim Marli e Jardim Itapemirim, na Zona Oeste da cidade.

Caio César
Compartilhar
Tags: sorocaba

Notícias recentes

Ônibus e caminhão se chocaram na madrugada deste sábado (21)

O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…

11 horas atrás

Alagamentos em Sorocaba: Vias interditadas e motorista resgatada ao atravessar rua alagada

Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…

11 horas atrás

Transporte público terá programação diferenciada para festas de fim de ano

A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…

16 horas atrás

Incêndio destrói residência no Bairro Mineirão, e família busca apoio para reconstrução

Na tarde desta sexta-feira (20), um incêndio destruiu uma residência no Bairro Mineirão, em Sorocaba,…

16 horas atrás

SP inaugura 250 obras turísticas e bate recorde de investimentos no setor.

Em 23 meses de gestão, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de…

17 horas atrás

Educação de São Paulo anuncia maior investimento da história para 2025

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) receberá um investimento recorde em…

19 horas atrás