A Prefeitura de Votorantim realiza nesta quarta-feira (22) um mutirão de combate à dengue. A ação terá início às 8h30 na Vila Pardini, Vila Pedroso e Jardim São Lucas, na região sul da cidade. O objetivo é vistoriar imóveis e áreas públicas, recolher materiais inservíveis e conscientizar a população para a eliminação de focos do mosquito transmissor da doença.
A retirada de inservíveis será feita pelo caminhão Cata Treco, da Secretaria de Serviços Públicos. O veículo passará pelas ruas do bairro recolhendo móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal.
Os inservíveis deverão ser colocados nas calçadas pelos responsáveis pelos imóveis. Dessa forma, o veículo do Cata Treco passará pelos bairros e levará os materiais para o Ecoponto.
A força-tarefa também reunirá aproximadamente 25 agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. O grupo será encarregado de vistoriar os imóveis para a eliminação de água parada em vasos de plantas, caixas d’água, calhas e recipientes ao ar livre.
Os agentes serão acompanhados por fiscais ligados às secretarias de Saúde, Obras e Urbanismo, Finanças, Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Segundo a Secretaria de Saúde, Votorantim tem 654 casos confirmados de dengue em 2023. A maior concentração fica na região Sul da cidade, mais especificamente na Vila Pedroso e São Lucas – 64% foram notificados na USB Itapeva e na ESF Cristal.
Prevenção
Mais de cinco mil ações são feitas por mês em imóveis e áreas públicas de Votorantim para o combate às larvas e ao mosquito transmissor da dengue. São cerca de 4 mil bloqueios e controles de criadouros e 1.200 nebulizações desenvolvidos pelos agentes de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Votorantim.
O trabalho é feito em imóveis e áreas públicas da cidade situados em regiões com casos suspeitos ou confirmados da doença. Os agentes também orientam cada morador a proteger o seu imóvel contra a doença.
Para evitar a proliferação do mosquito, a Secretaria de Saúde orienta eliminar os pratinhos dos vasos de plantas, retirar do quintal objetos que acumulem água, limpar a calha do telhado e deixar a caixa d’água sempre tampada. Além de evitar os criadouros das larvas, a população também deve aplicar medidas de proteção individual contra o transmissor da dengue. Uma dica é proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas.
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…