A Semana Santa e a Páscoa são momentos importantes para os cristãos, que celebram os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa, que comemora a sua vitória sobre a morte e o pecado, abrindo as portas da salvação para toda a humanidade.
Assim, durante esta semana, há vários rituais e tradições que recordam os últimos acontecimentos da vida de Jesus, como a Última Ceia, a Via Sacra, o Lava-Pés e o Círio Pascal.
A Páscoa também é um tempo de renovação da fé, da esperança e do amor.
Muitas pessoas aproveitam para enviar mensagens de carinho e gratidão para seus familiares e amigos, além de presentear com ovos de chocolate, que simbolizam a vida e a fertilidade em muitas culturas antigas.
Mas, para os cristãos, o ovo também simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, que venceu a morte e trouxe esperança para a humanidade.
O costume de presentear com ovos de chocolate surgiu no século 18, na Europa, como uma forma de celebrar a Páscoa e a chegada da primavera.
Como na mensagem do arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, veiculada ontem pela Cruzeiro FM em suas redes sociais, a Paixão de Cristo é justamente a ferida do Salvador porque nos amou, e nos ama, e foi magoado pela humanidade, porém, nos perdoou.
É é por essa razão que a Semana Santa e a Páscoa são, também, momentos de reflexão, oração e conversão, em que os cristãos são convidados a renovar o seu compromisso com Cristo e a sua Igreja.
É um tempo de graça e de esperança, em que se vive a alegria do amor de Deus manifestado em seu Filho.
A Semana Santa e a Páscoa nos lembram que Deus nos ama tanto que entregou o seu Filho único para nos salvar, e que esse Filho nos ama tanto que se entregou por nós na cruz e ressuscitou para nos dar a vida eterna.
A Páscoa é a festa mais importante do ano litúrgico, pois nela recordamos esse mistério central da nossa fé.
Além de renovar a nossa fé, ela nos convida para reajustarmos nosso compromisso com o seguimento de Jesus.
Ele é o caminho, a verdade e a vida; é a luz do mundo; o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas; o pão da vida que nos alimenta com o seu corpo e sangue; o mestre que nos ensina a amar uns aos outros como ele nos amou.
Em tempos tão contrditórios e difíceis para a vida humana e que têm causado tanto sofrimento e angústia em todo o mundo, somos chamados a ser testemunhas da esperança que brota da ressurreição.
Não podemos nos deixar abater pelo medo, pelo desânimo ou pelo egoísmo.
Pelo contrário, devemos nos unir em oração, em solidariedade e em cuidado com os mais necessitados.
Que a Páscoa seja uma ocasião para fortalecermos os nossos laços fraternos e para renovarmos a nossa confiança em Deus, que nunca nos abandona.
Que o Senhor ressuscitado nos conceda a sua paz e a sua bênção.
Feliz Páscoa a você e a toda sua família!
Esses são o desejo e os votos da equipe Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…