Neste feriado de Páscoa (6 a 9 de abril), as famílias de Sorocaba e toda a região têm à disposição, entre muitos atrativos, diversos parques espalhados pela cidade, como opção de lazer, diversão, prática esportiva e contemplação da natureza. Um dos passeios ao ar livre mais tradicionais de Sorocaba é à visita ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, localizado na Vila Hortência.
Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o Zoo é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
“O nosso Zoo Municipal é uma ótima opção para quem estiver na cidade ou visitando Sorocaba e procura o contato com a natureza, com muita diversão. Em meio a uma paisagem incrível e com uma rica biodiversidade, as famílias podem aproveitar esse feriado com muita tranquilidade e conhecer mais sobre os animais, inclusive aqueles considerados raros na natureza”, destaca o secretário da Sema, Thiago Santoro.
Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.000 animais de 250 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina. Entre os animais, destacam-se, por exemplo, espécies ameaçadas de extinção na natureza, como a arara-azul, tamanduá-bandeira, onça-pintada, lobo-guará, muriqui-do-sul, micos-leões e o cervo-do-pantanal.
O muriqui-do-sul, por exemplo, é considerado o maior primata das Américas e é conhecido também como mono-carvoeiro. Ele só existe na Floresta Atlântica do Brasil e é uma das espécies de macaco mais ameaçadas de extinção do mundo, com uma população de 1.300 indivíduos, de acordo com a IUCN (International Union for Conservation of Nature). No mundo, apenas três zoológicos têm o muriqui-do-sul em seu plantel: Sorocaba, São Paulo e Curitiba.
O Zoo também possui o serpentário, um dos atrativos do parque que mais chama a atenção do público. O local abriga em torno de 100 animais, entre serpentes, lagartos, anfíbios e quelônios, como a falsa-coral, o urutu-cruzeiro, o lagarto teiú, o sapinho-garimpeiro e a famosa jararaca-ilhoa. Esta última é encontrada somente em um local do Brasil: a Ilha da Queimada Grande, no litoral sul do Estado de São Paulo, próximo a Itanhaém e Peruíbe, e está na lista nacional e internacional de animais ameaçados de extinção.
O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.
Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…