A Prefeitura de Sorocaba anunciou, nesta quarta-feira (5), o retorno do programa “Médico da Família”, que reforçará a Atenção Domiciliar da Secretaria da Saúde (SES), sendo reorganizada para atender mais pessoas, com toda qualidade característica.
Criado pelo ex-prefeito Renato Amary, em 1999, o programa passou, ao longo dos anos, por mudanças e restruturações no processo de trabalho. Nesta nova versão, trará um suporte adicional às Unidades Estratégia e Saúde da Família (ESFs) da cidade, proporcionando atendimento clínico domiciliar em todas as regiões do município.
“Essa é mais uma ação voltada à área da saúde, que somará com o programa ‘Pediatra no bairro’ e o aplicativo Agenda UBS Sorocaba. São iniciativas desenvolvidas para trazer mais agilidade, qualidade e bem-estar à população sorocabana”, destaca o prefeito Rodrigo Manga. Mais detalhes sobre a volta do “Médico da Família” serão informados, em breve.
O App Agenda UBS está disponível para as plataformas iOS e Android e funcionando, incialmente, em caráter piloto, para usuários da UBS Éden. A unidade, que fica em uma das regiões mais populosas de Sorocaba, conta, atualmente, com mais de 28 mil assistidos. Por meio do aplicativo, é possível realizar agendamento de consultas médicas, visualizando a data, o horário e o nome do médico clínico geral que fará o atendimento, além de poder acessar, também, os dados cadastrais do paciente e verificar o histórico de seus atendimentos na UBS.
O programa “Pediatra no bairro”, por sua vez, visa proporcionar atendimento pediátrico, sem a necessidade de agendamento, em todas as 33 Unidades Básicas da Saúde (UBSs) da cidade. Em um primeiro momento, as consultas pediátricas serão disponibilizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário normal de funcionamento de cada UBS, sob demanda espontânea (sem necessidade de agendamento). A previsão de início é para o mês de maio.
“Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior e a maior do Sudeste paulista, isso sempre exigirá uma atenção mais ampla em relação à saúde. Neste sentido, estamos criando mais ações para ofertar um atendimento médico cada vez mais abrangente, com toda qualidade”, explica o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…