Destaque

Mulher de 39 anos é a primeira a ser internada em Sorocaba após uso da nova droga K9

As equipes do programa municipal “HumanizAção”, da Prefeitura de Sorocaba, encaminharam para internação voluntária uma mulher, de 39 anos, moradora do Jardim Refúgio, que disse ser usuária da nova droga chamada K9, cujos efeitos são devastadores.

A substância causa a paralisia de funções básicas no organismo, considerada 100 vezes mais agressiva que o crack e fazendo com que a pessoa fique em estado catatônico, parecendo um “zumbi”.

A mulher, que é mãe de oito filhos, foi rapidamente atendida, após contato feito por moradores, pelo WhatsApp 24 horas do programa “HumanizAção”, informando sobre a situação e a necessidade de auxílio para o caso.

Segundo relatos, após o uso da droga K9, como efeito colateral, ela teria tido um ataque de nervosismo extremo, tentando arrancar um portão com as mãos, causando pânico na vizinhança.

Ela foi encaminhada para tratamento de reabilitação na unidade feminina do Grasa (Grupo de Apoio e Combate a Drogas e Álcool Santo Antônio), entidade parceira do Município de Sorocaba nessa frente.

As iniciativas preventivas e de combate anunciadas pelo prefeito Rodrigo Manga e colocadas em prática, nesta quinta-feira (06), vão desde a ampliação das vagas para tratamento da dependência química, passando pelo monitoramento diário de pontos da cidade para identificar possíveis grupos de usuários e a ampliação do uso do WhatsApp: (15) 99666-2636, do programa “HumanizAção”, que funciona 24 horas por dia, para receber denúncias ou informações que possam melhor direcionar as ações das equipes de apoio.

O Poder Público de Sorocaba está com todo o efetivo do programa “HumanizAção” nas ruas, envolvendo diversas secretarias municipais, Assistência Social e Guarda Civil Municipal (GCM), para rastrear e identificar usuários de drogas, em especial da nova droga K9.

As ações consistem em abordagem social especializada às pessoas em situação de rua ou dependentes químicos identificados, propiciando acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS) ou outro tipo de auxílio específico. Da mesma forma, dependentes químicos, voluntariamente, são encaminhados para tratamento de reabilitação.

A Prefeitura de Sorocaba reforça que além do WhatsApp: (15) 99666-2636, outras formas de contato com o “HumanizAção” são pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.

André Fazano
Compartilhar

Notícias recentes

Projeto de Lei obriga instalação de semáforos inteligentes em Sorocaba

Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…

13 horas atrás

Milei cancela aposentadoria e pensão de Cristina Kirchner

O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…

13 horas atrás

Fernanda Montenegro entra para o Guinness Book após bater recorde

A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…

13 horas atrás

STF mantém condenação de Fernando Collor na Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…

13 horas atrás

Eliminatórias: Brasil joga mal e não passa de empate com a Venezuela

Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…

13 horas atrás

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024

O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…

14 horas atrás