Jornalismo

Todas as 65 unidades educacionais municipais de Tatuí terão segurança especializada

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Projeto de Lei nº 026/2023, contratará, em regime de urgência, uma empresa de segurança especializada para atuar junto às 65 unidades educacionais da Rede Pública Municipal. De acordo com tal Projeto, esta é uma medida necessária e urgente diante das notórias tragédias ocorridas em diversas cidades do País, que disseminaram pânico em todo território nacional.

“Com a aprovação deste Projeto, conseguiremos contratar, em regime de urgência, profissionais para garantir a segurança de todos os nossos alunos, professores e funcionários. Não podemos, sequer, cogitar a hipótese de colocar em risco nossas preciosas crianças e profissionais da Rede Municipal de Educação ”, explicou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.

O chefe do Poder Executivo argumentou ainda que o efetivo da Guarda Civil Municipal de Tatuí não tem cobertura para todas as escolas e que já encaminhou à Câmara um Projeto para aumentar o número de GCM’s.

“Nas nossas escolas municipais, graças a Deus, nada aconteceu, mas a aprovação deste Projeto é de extrema importância. As escolas são espaços fundamentais para o desenvolvimento educacional e social dos alunos. No entanto, é inegável que elas também sejam alvos potenciais de violência, como furtos, roubos e até mesmo agressões físicas. Por isso, é importante que medidas de segurança sejam tomadas para garantir a integridade física e emocional de todos os envolvidos”, destacou a secretária municipal de Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.

A contratação da empresa de segurança especializada oferecerá serviços de vigilância, controle de acesso e outras atividades que visam prevenir situações de risco. Além disso, a Prefeitura espera que a presença de profissionais capacitados e treinados contribua para a prevenção de conflitos e para a promoção de um ambiente escolar mais tranquilo e seguro.

Vale destacar, também, a participação do prefeito Miguel; da secretária de Educação, Elisângela; e do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Angelo de Campos; em uma reunião, nesta terça-feira (11/4), com autoridades policiais, representantes da Educação e prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O objetivo do encontro foi o lançamento da Cartilha de Segurança nas escolas estaduais e a troca de ideias a respeito das ações de segurança que os municípios estão realizando nesta área.

“Estamos tomando todas as medidas: temos o botão de pânico nas escolas, o monitoramento por câmeras, os vigias, e queremos colocar guardas municipais também nas escolas estaduais, com o apoio do Governo do Estado, assim que o novo concurso for aprovado pela Câmara. Quero deixar a população mais tranquila, nós estamos atentos, a todo momento, com tudo o que pode acontecer”, finalizou o prefeito Miguel.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Litoral de São Paulo deve movimentar quase R$ 10 bilhões nas férias de verão

A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…

23 horas atrás

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o feriado de Natal

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…

23 horas atrás

ACSO é premiada com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…

23 horas atrás

Cravinhos e Lindemberg deixam cadeia na última saída temporária do ano

Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…

24 horas atrás

Transporte público de Sorocaba tem horários diferenciados para as festas de fim de ano

A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…

24 horas atrás

Operação Natal encontra irregularidades em 254 comércios do Estado de SP

A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…

24 horas atrás