As micro e pequenas empresas (MPEs) criaram 85,5% das vagas de emprego geradas em fevereiro de 2023 no país. Os dados constam em levantamento feito pelo Sebrae com base em números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Em números absolutos, as MPEs foram responsáveis por 206 mil dos 241 mil postos de trabalho gerados.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 6,4% no saldo de empregos gerados pelas MPEs. Em fevereiro de 2022, foram criados 220 mil.
No acumulado de 2023, dos 326 mil empregos gerados, 83% foram nas micro e pequenas empresas. O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a relevância do segmento para a criação de vagas no país.
“Os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, gerando renda e contribuindo para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa”, afirmou.
Em fevereiro deste ano, as médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo pelo segundo mês consecutivo, com mais desligamentos do que admissões.
O setor de serviços das micro e pequenas empresas foi o que mais contratou, com a abertura de 135 mil empregos em fevereiro. Em seguida, aparece Indústria de Transformação, com 37 mil vagas; e a Construção, com 22 mil. O Comércio, por sua vez, teve saldo negativo (queda de 1,3 mil postos de trabalho).
A promoção “Quanto Mais Tauste Melhor”, realizada pelo Tauste Supermercados, foi encerrada na última quinta-feira…
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta quarta-feira (22).…
No PROGRAME-SE desta quarta-feira você fica sabendo sobre os cursos gratuitos de canto coral e…
O serviço de locação de guarda-chuvas compartilhado para a população está disponível em cinco terminais…
Os trabalhadores podem usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de…
O Sebrae-SP está com inscrições abertas para o programa de Agentes Locais de Inovação (ALI)…