A partir de 20 de abril, a 37ª edição do Panorama de Arte Brasileira: Sob as cinzas, brasa será exibida no Sesc Sorocaba. Com correalização do MAM São Paulo e Sesc São Paulo, a itinerância leva ao interior do estado obras de 26 artistas.
São instalações, pinturas, esculturas e vídeos que conduzem discussões sobre a identidade e símbolos nacionais, referências ao bicentenário da Independência e ao centenário da Semana de 22.
O 37º Panorama tem a curadoria de Cauê Alves, curador-chefe do MAM, Claudinei Roberto da Silva, Cristiana Tejo e Vanessa K. Davidson, membros da Comissão de Arte do museu, que selecionaram 26 artistas e coletivos de diversas regiões, assim como de diferentes gerações, identidades étnico-raciais e de gênero.
O grupo de artistas da exposição vai itinerar na íntegra para o Sesc Sorocaba: Ana Mazzei, André Ricardo, Bel Falleiros, Camila Sposati, davi de jesus do nascimento, Celeida Tostes, Éder Oliveira, Eneida Sanches e Tracy Collins (LAZYGOATWORKS), Erica Ferrari, Giselle Beiguelman, Gustavo Torrezan, Glauco Rodrigues, Jaime Lauriano, Lais Myrrha, Laryssa Machada, Lidia Lisbôa, Luiz 83, Maria Laet, Marina Camargo, Marcelo D’Salete, No Martins, Sergio Lucena, RodriguezRemor, Sidney Amaral, Tadáskia e Xadalu Tupã Jekupé.
Sob as cinzas, brasa, título e conceito proposto pela curadoria, levanta soluções artísticas que refletem sobre o enfrentamento do cenário de emergência das pautas sociais e ambientais no Brasil, comprometendo-se com a promoção de igualdade étnica, de gênero e classe.
Os curadores desta edição da mostra explicam em texto do catálogo que “entre as intenções do 37º do Panorama do MAM está a de contribuir para a desconstrução de certos olhares e paradigmas naturalizados, assim como do legado colonial do Brasil. Avesso à noção moderna de progresso, a curadoria desta edição enfatiza as ruínas e as barbaridades de um país que sequer conseguiu cumprir as promessas básicas de uma sociedade economicamente moderna e integrada que pressupunha a superação do subdesenvolvimento”.
Para Elizabeth Machado, presidente do MAM, “a parceria com o Sesc São Paulo é fundamental para ampliar o alcance do Panorama aos mais diversos públicos e expandir os limites regionais. As colaborações institucionais, uma prática que vem se fortalecendo cada vez mais no MAM, são essenciais para o ecossistema das artes visuais e da cultura brasileira”, afirma.
“Ao abordar sensivelmente o presente, considerando as marcas indeléveis do passado, artistas articulam universos simbólicos que proporcionam perspectivas acerca do que e como vivemos e sua íntima relação com os processos históricos que nos precederam. É nesse contexto que se localiza o Panorama de Arte Brasileira: Sob as Cinzas, Brasa, que agora chega à Sorocaba”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. “Em consonância com a vocação educativa da cultura, o Sesc correaliza essa ação com o MAM, buscando contribuir com a constante renovação de cenários que se anunciam diversos e, assim, democráticos”, completa.
Serviço
37º Panorama da Arte Brasileira – sob as cinzas, brasa
Curadoria: Cauê Alves, Claudinei Roberto da Silva, Cristiana Tejo e Vanessa Davidson
Abertura: 19 de abril, às 19h
Período expositivo: 20 de abril a 17 de setembro de 2023
Local: Sesc Sorocaba
Endereço: R. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba
Horários: Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…