Notícias

Rodrigo Pacheco adia sessão que instalaria CPI dos atos de 8 de janeiro

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiou a sessão do Congresso Nacional convocada para a tarde desta terça-feira (18), em que deveria ser lido o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos de 8 de janeiro.

A nova data estabelecida é dia 26 de abril. A informação foi confirmada à CNN pela assessoria da presidência do Congresso.

Até sexta-feira (14), o pedido da CPMI articulado pela oposição já tinha o número mínimo de assinaturas necessárias para sua instalação. Haviam 193 deputados assinando e 37 senadores. São necessários 171 deputados e 27 senadores.

O governo não conseguiu retirar assinaturas, o que obrigaria Pacheco a fazer a leitura. O alerta foi dado em reunião de líderes nesta segunda-feira (17).

Além da CPMI, estava prevista a votação de uma série de projetos de lei do Congresso Nacional (PLNs) e vetos presidenciais, tanto de Jair Bolsonaro (PL), quanto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Muitos desses projetos trancam a pauta, dificultando a votação de outras propostas.

Para piorar, uma parte dos deputados da base planejava derrubar vetos de Lula, com o objetivo de mandar um recado ao Palácio do Planalto de insatisfação com a demora de nomeações de cargos de segundo escalão.

O resultado, previram aliados, seria uma sessão inócua, cujo único resultado concreto seria a leitura de um requerimento para instalar uma CPMI que o governo não planeja ver instalada. Isso em um dia importante para o governo, em que o novo arcabouço fiscal será encaminhado ao Congresso.

Oficialmente, para justificar o adiamento, houve um pedido de deputados da base aliada para que a sessão fosse adiada, sob o argumento de que a Comissão Mista de Orçamento analisaria o piso da enfermagem.

O pedido foi feito pelos líderes do PT, Zeca Dirceu, do PSD, Antônio Brito, do MDB, Isnaldo Bulhões, do Podemos, Fabio Macedo, do Republicanos, Hugo Motta, e do PSB, Felipe Carreras.

Informações CNN Brasil

Caio César
Compartilhar
Tags: Brasil

Notícias recentes

Em oito dias, Polícia Civil realiza 13 detenções na região de Sorocaba

Entre os dias 20 e 27 de dezembro, a Polícia Civil, por meio das unidades…

3 horas atrás

MP interdita ponte na ligação entre Ibiúna e Mairinque

Atendendo a uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Guarda Civil…

3 horas atrás

Sorocaba atinge a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Sorocaba subiu, nesta sexta-feira (27), de categoria no Programa de Regionalização do Turismo, e agora…

7 horas atrás

Bombeiros suspendem buscas na ponte entre TO e MA por risco de novo desabamento

Os trabalhos de busca dos mergulhadores por desaparecidos na queda da ponte Juscelino Kubitschek de…

7 horas atrás

Revisão do gasto tributário feito pelo Governo de SP tem impacto de R$ 10 bilhões

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, realizou neste ano…

7 horas atrás

Câmara dos Deputados responde a Dino sobre pagamento de emendas de comissão

A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro…

8 horas atrás