O governo federal deve anunciar nesta quarta-feira (19) um novo repasse de verbas para universidades e institutos federais.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o objetivo do repasse será recompor o orçamento desses institutos, que vem sofrendo com reduções nos últimos anos.
O Orçamento de 2023 prevê que será destinado o menor patamar dos últimos dez anos em despesas de custeio e investimento para as universidades.
Os valores desse repasse, entretanto, ainda não foram anunciados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá divulgar o montante em encontro com reitores e diretores, no Palácio do Planalto, em Brasília.
“Os valores serão anunciados pelo presidente. Nós sabemos quanto as universidades e institutos foram sucateados nos últimos anos”, disse Camilo Santana.
“É o segundo encontro [com reitores] que o presidente faz no Planalto. É um simbolismo para mostrar reconhecimento ao papel que nossas universidades e institutos federais fazem para jovens no país inteiro”, acrescentou.
O ministro da Educação disse também que há expectativa de que Lula anuncie, junto do repasse de verbas, a retomada de obras paralisadas em universidades e institutos federais.
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…