Matéria atualizada às 15h49 desta sexta-feira (28)
Alunos e professores da Universidade de Sorocaba (Uniso), com o apoio da comunidade e patrocinadores da iniciativa privada, realizarão no próximo sábado (29) uma campanha de vacinação antirrábica gratuita com a finalidade de imunizar equídeos (cavalos, éguas, muares e jumentos).
A ação, que atenderá nos bairros Brigadeiro Tobias, Aparecidinha e Genebra, entre outros, também visa alertar e educar a população sobre os perigos da raiva, uma zoonose transmitida ao animal por morcegos hematófagos, principal vetor do vírus, que pode ser transmitido ao ser humano através do contato com a saliva do animal infectado.
A campanha faz parte do programa Projetos Integradores realizado por todos os cursos da universidade com o objetivo de fomentar os alunos a desenvolverem ações que coloquem em prática o conteúdo aprendido em sala de aula.
Essas ações permitem aos estudantes a prática das carreiras escolhidas e também levam o conhecimento além dos muros da universidade, prestando serviços às camadas da sociedade que precisam de atendimento em várias áreas.
De acordo com a docente do curso de Medicina Veterinária da Uniso e uma das organizadoras da campanha, Claudia Leschonski, dois cursos integrarão a campanha nesse semestre.
Além de Medicina Veterinária, o projeto também contará com alunos do curso de Gestão de Equinocultura, que é destinado à formação de gestores e demais profissionais dentro da equídeocultura, seguimento do agronegócio.
A ação também contará com a vermifugação dos animais no dia da vacinação. Tanto as doses de vacinas quanto a medicação antiparasitária serão patrocinadas por laboratórios farmacêuticos veterinários.
Claudia alerta para o fato de a raiva ser a única virose conhecida a atingir todos os mamíferos, inclusive seres humanos, com mortalidade em 100% dos casos. “De certa maneira, uma campanha desse tipo visa não apenas proteger os equídeos, mas principalmente conscientizar as pessoas para o fato de que a raiva é um problema de saúde pública que interessa a todos nós”, explica Claudia.
Ela alerta sobre um crescimento dessa zoonose na Região Metropolitana de Sorocaba e no Brasil, especialmente da raiva herbívora, que acomete bovinos e, ocasionalmente, equídeos.
O local da campanha será em um ponto estratégico, onde os responsáveis pelos animais possam chegar montados ou com os equídeos arreados e funcionará como um drive-thru de vacinação.
A ação, que atenderá por ordem de chegada e enquanto durarem os estoques das doses de vacinas, acontecerá no dia 29 de abril, das 9h às 16h30, no Rancho Brama, localizado na avenida Paulo Varchavtchik, 2.255-B, em Aparecidinha.
A operação, que recebeu o nome de ‘Lobo Mau’, foi deflagrada pelo Grupo de Atuação…
O Grupo CCR venceu o leilão para a concessão da Rota Sorocabana. Com investimento de…
A Toyota do Brasil lançou a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba em…
Você sabia que são mais de são mais de 10 milhões de surdos no Brasil…
O médico Lister Salgueiro, especialista em reprodução humana, participou do Jornal da Cruzeiro nesta quinta-feira…
A chapa 1 “O futuro já começou” disputa as eleições para a Subseção de Sorocaba…