Nesta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue sua agenda de compromissos em Portugal com a participação no Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação, na cidade do Porto.
Lula foi recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa. Também estão presentes a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto. Realizado no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), o Fórum terá a participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), coorganizadora do evento.
Para retornar a Lisboa, o presidente fez o trajeto a bordo de um Embraer KC-390. O projeto do avião KC-390, que acabou incorporado à Força Aérea Portuguesa, contou com a contribuição do CEiiA.
Recentemente, Portugal e Brasil firmaram um contrato que prevê a entrega de cinco cargueiros da fabricante de aeronaves brasileira com sede no interior de São Paulo, e Lula deve tentar fazer com que o país se torne uma porta de entrada para a venda das aeronaves à União Europeia.
Lula faz ainda, uma visita à Indústria Aeronáutica de Portugal, a OGMA. No sábado (22), o primeiro-ministro português confirmou que será firmada uma parceria entre os dois países para a produção da aeronave A-29N Super Tucano pela Embraer no padrão que atende aos requisitos operacionais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Às 16h (às 12h, no horário de Brasília), no Palácio Queluz, deve participar da entrega do prêmio Camões ao artista brasileiro Chico Buarque. Após recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em assinar o prêmio de 100 mil euros, atribuído em 2019, o cantor e compositor será homenageado em cerimônia no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, nos arredores de Lisboa, com a participação de Lula.
Na terça-feira (25), a agenda de Lula em Portugal se encerra após a participação do presidente em sessão solene na Assembleia da República. Havia expectativa de que Lula fizesse um discurso no evento do parlamento português em alusão à Revolução dos Cravos, mas a possibilidade foi criticada por políticos portugueses de extrema-direita e ele deve participar em uma sessão que ocorre antes.
Partidos de direita do país prometem protestar contra a presença do presidente brasileiro no parlamento português.
Espanha
Após comparecer à Assembleia, Lula deve seguir para Madri, na Espanha. A programação no país não está fechada. Mas, a princípio, Lula deve se encontrar com o presidente Pedro Sanchez e com o Rei Filipe VI.
A partir de julho a Espanha presidirá a União Europeia. O Brasil vê neste fato a oportunidade de aumento das relações com o bloco.
Na quarta-feira (26) à noite, a comitiva brasileira retorna para Brasília.
Informações CNN Brasil
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…