Notícias

Prefeitura de Sorocaba lança programa Bolsa-Auxílio e Aprendiz Municipal

A Prefeitura de Sorocaba lançou, nesta terça-feira (25), o programa Bolsa-Auxílio e Aprendiz Municipal, voltado a famílias em situação de vulnerabilidade social e com criança ou adolescente em condição de trabalho infantil.

O programa é baseado na Lei de nº 12.735/2023, que dispõe sobre o Programa Bolsa-Auxílio PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e busca atender o artigo 227 da Constituição Federal e os artigos 4º, 5º, 25º, 87º e 101º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo voltada à proteção das crianças e dos adolescentes identificados na situação de trabalho infantil.

Participaram do ato de lançamento do programa o prefeito Rodrigo Manga; o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o presidente em exercício do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Luis Carlos da Silva; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Dr. João Batista Martins César; o assessor parlamentar Arnaud Pereira, representando o deputado federal Vitor Lippi, e o diretor do ITEMM (Instituto Técnico Educacional Mirian Menchini), Vinícius Menchini. Estiveram presentes, ainda, o vereador Caio Oliveira, as conselheiras tutelares Ligia Guerra, Mônica Lima e Isabel Momesso, além de servidores públicos e várias famílias convidadas.

A partir de agora, o Poder Público tem a possibilidade de oferecer a essas famílias, com amparo na nova legislação, uma bolsa-auxílio no valor corresponde a R$ 300, por criança ou adolescente com idade até 14 anos incompletos, até o limite de dois filhos por família, e mais R$ 100 para cada irmão, a partir do terceiro filho. Esses recursos advêm do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcad), ligado ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Sorocaba.

Adolescentes acima de 14 anos, por sua vez, poderão ser atendidos pela iniciativa de Aprendiz Municipal, obedecendo às normas legais que permitem a jovens, a partir dessa idade, atuarem como aprendizes na Administração Pública, de forma remunerada. Esses jovens serão selecionados e receberão a qualificação profissional de instituição parceira nesse programa, o ITEMM.

É importante lembrar que muitas famílias não têm condições de custear os sonhos e, muitas vezes, as necessidades básicas de seus filhos. Esse novo programa pretende ajudar exatamente nessas situações, honrando o nosso lema, que é de ser uma cidade humanizada e inovadora”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga.

Temos que elogiar quando vemos um trabalho bem feito, como o que Sorocaba está realizando. E espero que isso inspire outros prefeitos da região a adotarem a mesma iniciativa. Pois, esse é um investimento não apenas na criança e em sua família, mas em toda a sociedade. Por isso, esse é um dia histórico. Ainda, há pontos para avançar, mas este é um projeto muito importante”, ressaltou o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Dr. João Batista Martins César.

É preciso lembrar que, para ter direito ao benefício estipulado pelo novo programa, a família atendida precisa também cumprir algumas exigências, que devem ser assumidas como compromisso. Entre elas, a criança ou adolescente deve frequentar regularmente a escola, participar de serviços de convivência, oferecidos no contraturno escolar e, ainda, manter-se afastada da situação de trabalho infantil. Além disso, antes de ser concedido o benefício, a família precisa passar por uma avaliação da Assistência Social do Município.

“Estamos dando um passo muito importante, que será fundamental para mudar a perspectiva de várias famílias em nosso município, e, principalmente, poder dar um novo futuro para essas crianças e esses adolescentes, que vão se beneficiar do programa”, ressalta o secretário da Cidadania de Sorocaba.

Caio César
Compartilhar
Tags: sorocaba

Notícias recentes

Mais de 4,1 milhões de veículos devem circular pelas rodovias de SP no Natal.

Durante a celebração do Natal, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp)…

56 minutos atrás

Ônibus e caminhão se chocaram na madrugada deste sábado (21)

O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…

12 horas atrás

Alagamentos em Sorocaba: Vias interditadas e motorista resgatada ao atravessar rua alagada

Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…

13 horas atrás

Transporte público terá programação diferenciada para festas de fim de ano

A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…

17 horas atrás

Incêndio destrói residência no Bairro Mineirão, e família busca apoio para reconstrução

Na tarde desta sexta-feira (20), um incêndio destruiu uma residência no Bairro Mineirão, em Sorocaba,…

18 horas atrás

SP inaugura 250 obras turísticas e bate recorde de investimentos no setor.

Em 23 meses de gestão, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de…

19 horas atrás