Notícias

Sorocaba inicia aplicação da vacina bivalente para população acima de 18 anos

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba iniciou a aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 para a população acima de 18 anos nesta terça-feira (2). Neste primeiro dia, o imunizante está disponível para pessoas de 58 anos ou mais, já que a imunização ocorre de forma escalonada, com divisão por faixa etária. A proteção é fornecida nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, até às 16h.

Nesta primeira semana, a vacina também será liberada aos públicos com 56 anos ou mais, na quarta (3); 53 anos ou mais, na quinta (5); e 50 anos ou mais, na sexta (5). Na próxima semana, poderão tomá-la os munícipes com 48 anos ou mais, na segunda (8); 56 anos ou mais, na terça (9); 44 ou mais, na quarta (10); 42 anos ou mais, na quinta (11); e 40 anos ou mais, na sexta (12).

Na terceira semana, serão contemplados os moradores de 38 anos ou mais, na segunda (15); 36 anos ou mais, na terça (16); 34 anos ou mais, na quarta (17); 32 anos ou mais, na quinta (18); e 30 ou mais, na sexta (19). A partir do dia 22 de maio, haverá o fornecimento para todas as pessoas com 18 anos ou mais.

A aplicação das doses também continua para os grupos prioritários. São eles: profissionais de saúde; gestantes e puérperas; pessoas, a partir de 12 anos, vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPs) e trabalhadores dessas instituições; imunossuprimidos; além indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Para receber a Pfizer bivalente, é preciso preciso ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina monovalente contra a Covid (esquema vacinal primário completo). Além disso, deve-se respeitar o intervalo de quatro meses da última dose.

Documentos e comprovantes
Para ser vacinado, o munícipe deve levar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário, ainda, laudo médico.

No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e com a carteira de vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências também devem apresentar um comprovante da condição de risco delas.

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Editorial: Um novo começo 03/01/2025

O ano de 2025 começou, e agora? O que podemos esperar da economia, da política,…

9 horas atrás

Momento chamado pré-dengue precisa de atenção maior da população

O médico Francisco Antônio Fernandes foi entrevistado do Jornal da Cruzeiro nesta sexta-feira (3). Ele,…

9 horas atrás

PROGRAME-SE 03/01/2025

No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para a exposição de artes em Itu; tem atividades gratuitas…

10 horas atrás

Primeira sessão extraordinária de 2025 debate empréstimo de R$ 1 bi e novas secretarias

O Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira (3) entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba,…

10 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 03/01/2025

No primeiro programa do ano, o advogado e especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato…

11 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 03/01/205

Se em 2019, circulavam pelas ruas e estradas brasileiras quase 32,8 mil veículos eletrificados, hoje…

11 horas atrás