Notícias

Sorocaba inicia aplicação da vacina bivalente para população acima de 18 anos

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba iniciou a aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 para a população acima de 18 anos nesta terça-feira (2). Neste primeiro dia, o imunizante está disponível para pessoas de 58 anos ou mais, já que a imunização ocorre de forma escalonada, com divisão por faixa etária. A proteção é fornecida nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, até às 16h.

Nesta primeira semana, a vacina também será liberada aos públicos com 56 anos ou mais, na quarta (3); 53 anos ou mais, na quinta (5); e 50 anos ou mais, na sexta (5). Na próxima semana, poderão tomá-la os munícipes com 48 anos ou mais, na segunda (8); 56 anos ou mais, na terça (9); 44 ou mais, na quarta (10); 42 anos ou mais, na quinta (11); e 40 anos ou mais, na sexta (12).

Na terceira semana, serão contemplados os moradores de 38 anos ou mais, na segunda (15); 36 anos ou mais, na terça (16); 34 anos ou mais, na quarta (17); 32 anos ou mais, na quinta (18); e 30 ou mais, na sexta (19). A partir do dia 22 de maio, haverá o fornecimento para todas as pessoas com 18 anos ou mais.

A aplicação das doses também continua para os grupos prioritários. São eles: profissionais de saúde; gestantes e puérperas; pessoas, a partir de 12 anos, vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPs) e trabalhadores dessas instituições; imunossuprimidos; além indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Para receber a Pfizer bivalente, é preciso preciso ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina monovalente contra a Covid (esquema vacinal primário completo). Além disso, deve-se respeitar o intervalo de quatro meses da última dose.

Documentos e comprovantes
Para ser vacinado, o munícipe deve levar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário, ainda, laudo médico.

No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e com a carteira de vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências também devem apresentar um comprovante da condição de risco delas.

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Candidato à reeleição, prefeito de Taboão da Serra é baleado nesta sexta-feira.

O prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, José Aprígio da Silva (PODE), foi baleado…

4 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba realiza neste sábado 1º Simpósio de Oncologia

O Hospital do Câncer Divina Misericórdia (HCM), ligado ao Hospital geral Santa Casa de Misericórdia…

5 horas atrás

Especialista diz que crescimento de Sorocaba precisa nortear plano diretor

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), e…

23 horas atrás

Especialista lança o livro: Quem vê cara, não vê o que vai na alma

Traumas, família disfuncional e padrões sociais podem gerar feridas emocionais e levar ao adoecimento físico…

24 horas atrás

Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba recebe nova delegada titular

A Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba (DDM) passa a contar com uma nova…

1 dia atrás

Editorial: É tempo de controlar gastos 18/10/2024

A quarta e última audiência pública para apresentação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA)…

1 dia atrás