A Prefeitura de Votorantim e a empresa Viva + Entretenimento tiveram seu recurso aceito nesta segunda-feira (8) pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) para a realização da tradicional Festa Junina, que acontece de 24 de maio a 18 de junho.
O processo teve início após uma denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) que foi acatada pela Corte em 18 de abril, referente à falta de licitação ou chamamento público para definir a empresa responsável pelo evento.
Como a organização é de competência do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a escolha da empresa contratada teria sido feita sem o prévio procedimento licitatório, concedendo apenas uma autorização de uso de espaço público para a empresa privada. O MP entendeu que era necessário possibilitar a participação de todos os interessados na busca pela proposta mais vantajosa ao interesse público. A denúncia foi acatada pelo TJ, mas após análise dos recursos, a Prefeitura recebeu parecer favorável.
O advogado Márcio Leme, que representa a empresa Viva +, explicou que o TJ reconheceu que o formato jurídico da Festa Junina do ano passado estava adequado à Constituição Federal e às leis municipais de Votorantim, e que, portanto, a festa poderia ser realizada no mesmo formato em 2023. “Cabe à administração pública, o Poder Executivo, a prerrogativa de autorizar uma empresa privada a fazer uso de espaço público, no caso a Viva +, para realizar a festa, sendo um evento privado sem nenhum investimento de dinheiro público”, explicou.
A decisão da Justiça foi tomada pela 6ª Câmara de Direito Público, que deu provimento ao recurso da Prefeitura de maneira unânime. O Executivo não será responsável pela organização e produção da Festa Junina em 2023, por recomendação e alerta expedidos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), provocado pelo Ministério Público de Contas (MPC).
A Prefeitura de Votorantim destacou que essa decisão foi tomada com o objetivo de evitar gastos com dinheiro público na contratação de shows e festejos que possam comprometer os resultados da gestão pública e os investimentos prioritários estabelecidos na Constituição.
A festa será realizada, mais uma vez, na praça Lecy de Campos e contará com atrações musicais, comidas típicas, brincadeiras e atividades para todas as idades.
Informações Jornal Cruzeiro do Sul (WIlma Antunes)
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…