A Prefeitura de Sorocaba realizou uma operação conjunta, na tarde de sexta-feira (12), como parte do programa “HumanizAção”, que culminou na retirada de, aproximadamente, duas toneladas de materiais inservíveis, sobretudo, que estavam sob duas pontes acima da linha férrea, no Jardim Zulmira, zona oeste da cidade.
A ação mobilizou equipes das secretarias de Governo (Segov), Segurança Urbana (Sesu), Mobilidade (Semob), Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Cidadania (Secid), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Integrantes do Serviço de Obras Sociais (SOS) e da Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso) também atuaram na operação.
“Recebemos denúncias de moradores, envolvendo pessoas em situação de rua e sujeira deixada nas ruas. Realizamos algumas ações nesse local, visando sempre promover a segurança, e a iniciativa de hoje foi mais ampla e com um efetivo maior”, diz o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro, acompanhado do comandante operacional da GCM, Régis Alonso.
Houve abordagens e atendimentos a pessoas em situação de rua, proporcionando o devido encaminhamento social e acolhimento a quem se interessasse e aceitasse, ao passo em que a GCM realizou abordagens para identificar possíveis casos envolvendo irregularidades. Agentes de trânsito da Semob controlaram o fluxo de veículos, durante os trabalhos de remoção dos inservíveis, cuja quantidade retirada lotou dois caminhões.
“Até mesmo um contêiner de lixo, da rede pública e que tinha sido alvo de furto, foi recuperado durante a operação, em área junto à linha férrea. Trata-se de área de domínio federal, que foge da competência da Administração Municipal. Porém, estamos atentos a isso e fazendo a parte que nos cabe”, comenta o secretário da Segov, João Alberto Corrêa Maia, que também esteve presente na ação.
Da mesma forma, a equipe de Fiscalização da Prefeitura, ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), segue acompanhando de perto essa situação. Somente neste ano, foram expedidos 11 autos de infração às empresas responsáveis pela manutenção das linhas férreas que cortam Sorocaba, de acordo com a Lei 8.381/2008, por não realizarem as devidas manutenções de conservação e limpeza nos locais. As multas estão em prazo de atendimento, sendo que todas as medidas e sanções cabíveis estão sendo tomadas.
“Operações, como essa, trazem mais tranquilidade para os moradores aqui, da região. Foi um trabalho muito eficiente e que significa muito para a gente. Fiquei muito feliz e fiz questão de cumprimentar os participantes”, comenta o porteiro Luiz Antônio Feitosa, de 38 anos. Aliás, ele, por iniciativa própria, ajuda o Poder Público a cuidar, como voluntário, de uma praça nas proximidades, localizada na rua Vivarino Pires Nogueira. (Secom Sorocaba)
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…
A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…
Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…
O Radar da Semana desta sexta-feira (22) colocou em debate a Black Friday e as…
Acontece nesta sexta, sábado e domingo (22 a 24 de novembro) o projeto “Circuito Regional…