Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste 18 de maio, o vereador Caio Oliveira (Republicanos) protocolou, nesta quarta-feira (17), um requerimento pedindo à prefeitura, a realização da campanha Maio Laranja em Sorocaba.
A campanha foi instituída em 3 de agosto de 2022, e estabelece que durante o mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, sejam realizadas atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil brasileira.
De acordo com a lei, durante a campanha, devem ser desenvolvidas ações como a iluminação de prédios públicos com luzes de cor laranja, a promoção de palestras, eventos e atividades educativas, além da veiculação de campanhas na mídia com banners e folders contendo informações sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil.
Dados da edição 2022 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que, entre os crimes de estupro de vulnerável, registrados no país, envolvendo menores de 13 anos de idade, 82,5% foram cometidos por um conhecido da vítima, sendo que 40,8% eram pais ou padrastos e 37,2% irmãos.
Para Caio Oliveira, a realização da campanha Maio Laranja é extremamente importante para a cidade de Sorocaba. “Temos que fortalecer o olhar para nossas crianças e adolescentes. São ações que vão prevenir e combater esses crimes no nosso município. No requerimento, também solicitei um Disque Denúncia para registrar esses casos”, explica o vereador.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo fim da escala de trabalho 6×1 divide…
O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta terça-feira (12), que o bilionário Elon…
Na tarde desta segunda-feira (11), durante fiscalização na Rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280), próximo ao…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Mithras para reprimir a…
A Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) foi declarada “Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade…
No mês de dezembro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult),…