Destaque

Cachoeira da Chave terá parque em oito meses

As obras de implantação do Parque Municipal da Cachoeira da Chave, em Votorantim, estão em andamento. Os trabalhos iniciaram em 3 de abril e têm prazo de duração de 8 meses. Para a execução das obras, a empresa VG Aços foi contratada por meio de edital. O investimento é de R$ 1.679.530,67.

Na última quinta-feira (25), a reportagem do Cruzeiro do Sul esteve no local e encontrou um cenário diferente daquele de janeiro — com muito lixo e sujeira espalhados — quando a equipe também visitou a área. Atualmente, na parte central do terreno têm estruturas de blocos sendo erguidas. De acordo com a Prefeitura, o projeto será implantado por fases. A primeira prevê a construção de espaços de alimentação, para pequenas exposições culturais, estacionamento e revitalização dos banheiros.
Uma limpeza também foi feita no espaço. O mato do entorno das águas foi cortado e os lixo, como garrafas pet e de vidro, embalagens de cerveja, e papéis de sorvetes foram retirados. Agora é possível enxergar a paisagem natural.

De acordo com a prefeita Fabíola Alves da Silva (PSDB), para fazer as modificações necessárias um projeto foi elaborado e apresentado ao Governo do Estado, que liberou o recurso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O primeiro passo para a criação do documento foi conversar com os moradores que utilizam a área e identificar as necessidades da população. O novo parque terá pista de caminhada, iluminação e área gourmet, além de equipamentos de esporte e lazer.

Fabíola também destaca a questão da segurança. O local deverá ter controle de entrada e saída, com horário de abertura e fechamento, além do monitoramento da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Apesar das mudanças, a pretensão é que a gratuidade seja mantida. Além da estrutura, a Prefeitura informou que pretende fomentar a economia da cidade com a abertura de um edital para a contratação de empresas para operar o espaço de alimentação. “Sempre damos preferência para pessoas de Votorantim explorar o comércio. Então, provavelmente, terá um edital para poder acomodar essa situação e, essas pessoas, também, acabam auxiliando na manutenção e no funcionamento do parque”, disse Fabíola.

Reportagem de Vanessa Ferranti
Fotos: Fábio Rogério
Jornal Cruzeiro do Sul

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…

2 horas atrás

Acidente aéreo com avião da Embraer no Cazaquistão deixa 38 pessoas mortas

Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…

2 horas atrás

Calendário de 2025 terá seis feriados prolongados; confira a lista

Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…

2 horas atrás

Campanha cartinha de Natal dos Correios atinge, em 35 anos, 100% da demanda

O Papai Noel dos Correios conseguiu atender 100% das cartinhas que se enquadraram nos critérios…

2 horas atrás

Frequência escolar no Estado de São Paulo chega à marca de 86,4%

Com o monitoramento em tempo real do diário de classe desde 2023 e a implantação…

2 horas atrás

Criminosos alugam chácara em Piedade usando plataforma digital e furtam imóvel

Criminosos se passaram por hóspedes e furtaram uma chácara no último domingo (22) em Piedade.…

2 horas atrás