As obras de implantação do Parque Municipal da Cachoeira da Chave, em Votorantim, estão em andamento. Os trabalhos iniciaram em 3 de abril e têm prazo de duração de 8 meses. Para a execução das obras, a empresa VG Aços foi contratada por meio de edital. O investimento é de R$ 1.679.530,67.
Na última quinta-feira (25), a reportagem do Cruzeiro do Sul esteve no local e encontrou um cenário diferente daquele de janeiro — com muito lixo e sujeira espalhados — quando a equipe também visitou a área. Atualmente, na parte central do terreno têm estruturas de blocos sendo erguidas. De acordo com a Prefeitura, o projeto será implantado por fases. A primeira prevê a construção de espaços de alimentação, para pequenas exposições culturais, estacionamento e revitalização dos banheiros.
Uma limpeza também foi feita no espaço. O mato do entorno das águas foi cortado e os lixo, como garrafas pet e de vidro, embalagens de cerveja, e papéis de sorvetes foram retirados. Agora é possível enxergar a paisagem natural.
De acordo com a prefeita Fabíola Alves da Silva (PSDB), para fazer as modificações necessárias um projeto foi elaborado e apresentado ao Governo do Estado, que liberou o recurso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O primeiro passo para a criação do documento foi conversar com os moradores que utilizam a área e identificar as necessidades da população. O novo parque terá pista de caminhada, iluminação e área gourmet, além de equipamentos de esporte e lazer.
Fabíola também destaca a questão da segurança. O local deverá ter controle de entrada e saída, com horário de abertura e fechamento, além do monitoramento da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Apesar das mudanças, a pretensão é que a gratuidade seja mantida. Além da estrutura, a Prefeitura informou que pretende fomentar a economia da cidade com a abertura de um edital para a contratação de empresas para operar o espaço de alimentação. “Sempre damos preferência para pessoas de Votorantim explorar o comércio. Então, provavelmente, terá um edital para poder acomodar essa situação e, essas pessoas, também, acabam auxiliando na manutenção e no funcionamento do parque”, disse Fabíola.
Reportagem de Vanessa Ferranti
Fotos: Fábio Rogério
Jornal Cruzeiro do Sul
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…