Um grupo de voluntários de Sorocaba promove, neste domingo (28), a Marcha Maio Furta, como forma de chamar a atenção da população para a campanha Maio Furta-cor. A iniciativa visa chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental materna e ocorre em maio em alusão ao Dia das Mães. A caminhada ocorrerá no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, a partir das 9h.
A concentração será em frente à Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger. Após a passeata, haverá roda de conversa e piquenique. Os participantes podem levar alimentos e bebidas não alcoólicas. O evento — apartidário e sem fins lucrativos — é aberto ao público.
Segundo a representante da campanha na cidade, a psicóloga clínica e perinatal Danielle Mundim de Oliveira Shibayama, ela foi criada em 2021, por uma terapeuta e uma psiquiatra de Curitiba. Naquele ano, devido à pandemia de Covid-19, as atividades aconteceram somente on-line. Já em 2022, com a atenuação da crise sanitária, as ações foram descentralizadas, passando a ser realizadas presencialmente em diversos locais do País.
De acordo com Danielle, a temática da saúde mental materna ainda é pouco discutida. Ela diz que ideais culturais e históricos ultrapassados acerca da maternidade e dos papéis sociais da mulher se mantêm até hoje na sociedade. Um dos maiores mitos, acrescenta, é o de que a mãe é a principal responsável pela criação dos filhos, tendo, assim, de dar conta de todas as tarefas relacionadas a esse processo. Isso, conforme a psicóloga, gera sobrecarga, o que acarretar em sofrimento psíquico. “Hoje, é esperado que a mulher dê conta de todos os papéis — ser mãe, profissional e trabalhar fora. Isso quando ela não é demitida e precisa ser empreendedora também. Se ela tem um companheiro, ainda tem que estar disponível para ser boa esposa”, comentou.
Por isso, um dos objetivos centrais do Maio Furta-cor é debater a necessidade de garantir saúde mental dessas mulheres, por meio do oferecimento de frentes de ajuda psicológica. Segundo Danielle, a iniciativa também foca em motivar as próprias mães a buscar auxílio. “Elas têm muita dificuldade em pedir ajudar, porque há um discurso de que não podem ser fracas e de que têm de dar conta de tudo”, apontou. Além disso, trata da necessidade de criação de políticas públicas para o provimento de assistência a esse público. “Sem políticas públicas, fica inviável. Não adianta só conscientizar. Tem que haver medidas para proteger a saúde mental dessa mulher, para não sobrecarregar o sistema público de saúde, principalmente”, destacou.
Conforme Danielle, estudos — citando dois como exemplos — comprovam a necessidade de se prover acompanhamento terapêutico às mães. Segundo a pesquisa Suicídio e Mortalidade Materna, publicada na revista médica sobre distúrbios mentais Current Psychiatry Reports, 3,7 mulheres se suicidam no pós-parto a cada 100 mil nascidos vivos, em todo o mundo. Considerando a mesma proporção, o número supera os falecimentos por hemorragia no pós-parto — 1,92.
Já o trabalho Nascer no Brasil, da pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), aponta que, no Brasil, a cada quatro mulheres, mais de uma apresenta sintomas de depressão no período de 6 a 18 meses após o nascimento do bebê.
Na ação, o grupo abordará, igualmente, a temática a respeito de que cuidar dos filhos também é incumbência dos homens, para romper com os arquétipos culturais e históricos associados exclusivamente à mulher. Outro assunto a ser debatido são os diferentes tipos de maternidade — heterossexual, LGBTQIA+, negra, atípica, dentre outros. A pauta ainda incluirá a desmistificação de estigmas acerca do tratamento psicoterapêutico em geral.
Reportagem de Vinicius Camargo
Jornal Cruzeiro do Sul
Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…
Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…
Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…
O Papai Noel dos Correios conseguiu atender 100% das cartinhas que se enquadraram nos critérios…
Com o monitoramento em tempo real do diário de classe desde 2023 e a implantação…
Criminosos se passaram por hóspedes e furtaram uma chácara no último domingo (22) em Piedade.…