O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (29), “sonhar” com uma moeda comum para o Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O petista discursou ao lado do presidente da Venezuela, Nicolás Marduro, em Brasília.
“Eu sonho que o Brics possa ter uma moeda, como a União Europeia construiu o euro. Acho que a gente tem que avançar”, disse.
“Por exemplo, o Maduro não tem dólar para pagar suas exportações, quem sabe ele começa a pagar em yuan [moeda chinesa]. Quem sabe a gente possa receber em outra moeda para que a gente possa trocar”, completou.
Lula ainda voltou a criticar a dependência do sistema internacional em relação ao dólar e pediu “liberdade para fazer negociações”.
“Sonho que a gente tenha uma moeda entre nossos países para que a gente possa fazer negócio sem ficar dependendo do dólar. Até porque só um país tem a máquina de rodar dólar, e esse país faz o que quiser com o dólar”, completou.
O petista também disse que as sanções impostas pelos Estados Unidos à Venezuela são exageradas e afirmou que “bloqueios” têm os efeitos devastadores de uma guerra — ou mesmo piores.
“Por exemplo, o Maduro não tem dólar para pagar suas exportações , quem sabe ele começa a pagar em yuan. Quem sabe a gente possa receber em outra moeda”.
“A culpa é dele [Maduro]? Não. A culpa é dos Estados Unidos, que fez um bloqueio extremamente exagerado. Eu sempre acho o bloqueio pior que um guerra. Na guerra morre o soldado que está em batalha, no bloqueio mata crianças, mulheres, pessoas que não tem nada a ver pela disputa ideológica”, concluiu.
Ao mencionar as relações na América do Sul, o presidente também pediu cooperação entre os países do continente e relembrou acordos firmados neste sentido em seus primeiros mandatos.
“No meu primeiro mandato a gente estabeleceu em um acordo com a Argentina em que pequenos e médios empresários poderiam fazer suas transações comerciais com o dinheiro argentino e com o dinheiro brasileiro”.
Informações CNN Brasil
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…