Notícias

Lula diz “sonhar” com moeda comum para o Brics e volta criticar dependência do dólar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (29), “sonhar” com uma moeda comum para o Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O petista discursou ao lado do presidente da Venezuela, Nicolás Marduro, em Brasília.

“Eu sonho que o Brics possa ter uma moeda, como a União Europeia construiu o euro. Acho que a gente tem que avançar”, disse.

“Por exemplo, o Maduro não tem dólar para pagar suas exportações, quem sabe ele começa a pagar em yuan [moeda chinesa]. Quem sabe a gente possa receber em outra moeda para que a gente possa trocar”, completou.

Lula ainda voltou a criticar a dependência do sistema internacional em relação ao dólar e pediu “liberdade para fazer negociações”.

“Sonho que a gente tenha uma moeda entre nossos países para que a gente possa fazer negócio sem ficar dependendo do dólar. Até porque só um país tem a máquina de rodar dólar, e esse país faz o que quiser com o dólar”, completou.

O petista também disse que as sanções impostas pelos Estados Unidos à Venezuela são exageradas e afirmou que “bloqueios” têm os efeitos devastadores de uma guerra — ou mesmo piores.

“Por exemplo, o Maduro não tem dólar para pagar suas exportações , quem sabe ele começa a pagar em yuan. Quem sabe a gente possa receber em outra moeda”.

“A culpa é dele [Maduro]? Não. A culpa é dos Estados Unidos, que fez um bloqueio extremamente exagerado. Eu sempre acho o bloqueio pior que um guerra. Na guerra morre o soldado que está em batalha, no bloqueio mata crianças, mulheres, pessoas que não tem nada a ver pela disputa ideológica”, concluiu.

Ao mencionar as relações na América do Sul, o presidente também pediu cooperação entre os países do continente e relembrou acordos firmados neste sentido em seus primeiros mandatos.

“No meu primeiro mandato a gente estabeleceu em um acordo com a Argentina em que pequenos e médios empresários poderiam fazer suas transações comerciais com o dinheiro argentino e com o dinheiro brasileiro”.

Informações CNN Brasil

Caio César
Compartilhar
Tags: Brasil

Notícias recentes

Unidade do Poupatempo de Sorocaba é alvo de criminosos

A unidade do Poupatempo de Sorocaba (SP) foi alvo de furto na madrugada desta quarta-feira…

11 horas atrás

Talentosa e dedicada, jovem pianista de Sorocaba se apresenta país afora

Que música faz bem pra alma da gente isso todo mundo sabe e quando a…

13 horas atrás

Comerciantes do Centro reclamam de ambulantes irregulares e da falta de fiscalização

Em 2021 foi aprovada e regulamentada em Sorocaba a atividade do comércio ambulante. Mas, a…

13 horas atrás

Dia D e ações de prevenção à dengue marcam semana estadual de combate ao Aedes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, nesta quarta-feira (13), o Dia D de…

14 horas atrás

Economista avalia que este não é o momento ideal para discussão sobre escala de trabalho

O professor e economista Renato Vaz Garcia foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta quarta-feira…

14 horas atrás

PROGRAME-SE 13/11/2024

No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para mais uma edição da Feira no Trilhos que acontece…

15 horas atrás