Representantes de 11 países da América do Sul vão se reunir, nesta terça-feira (30), a partir das 9h, para uma reunião de uma cúpula regional no Palácio Itamaraty, em Brasília, após convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Deverão participar do encontro os presidentes da Argentina, Alberto Fernández; do Chile, Gabriel Boric, e da Venezuela, Nicolás Maduro, entre outros.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, impossibilitada de comparecer devido à situação do país desde a deposição do ex-presidente Pedro Castillo, será representada pelo presidente do Conselho de Ministros do país, Alberto Otárola.
Esta será a primeira cúpula organizada pelo Brasil no terceiro mandato de Lula. Segundo o Itamaraty, o governo tem três objetivos principais: reiniciar o diálogo regional, buscar uma agenda concreta de cooperação em áreas como infraestrutura, saúde e combate ao crime organizado e criar, num prazo mais longo, um novo organismo de integração sul-americano que possa substituir ou reorganizar a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
O governo federal anunciou, em 7 de abril, o retorno do Brasil à Unasul. O país estava fora do grupo desde 2019, após decisão do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
A Unasul foi fundada a partir de um Tratado Constitutivo assinado em maio de 2008, pelos governos de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
No mesmo dia, a Argentina anunciou que retornaria ao bloco, que atualmente tem como membros Bolívia, Guiana, Suriname e Venezuela, além do Peru, que se encontra suspenso.
Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…
O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…
A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…
Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…
O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…