O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) liberou o uso da linguagem neutra em Sorocaba.
Em 31 de maio, um acórdão favorável à decisão do desembargador Vianna Cotrim, relator do caso, derrubou uma lei municipal aprovada em março do ano passado, pelos vereadores. O dispositivo vedava o uso do dialeto não binário em concursos públicos e escolas públicas e privadas.
À época, o promotor Jorge Alberto de Oliveira Marun recebeu uma representação da Comissão de Direitos Humanos da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil contra a lei. Marun enviou a ação à Procuradoria-Geral de Justiça, responsável por esse tipo de processo, e em fevereiro, Cotrim deu uma liminar suspendendo a lei. A prefeitura de Sorocaba recorreu para manter a proibição à linguagem neutra.
“A lei impugnada implementou verdadeira censura pedagógica, malferindo, com isso, o exercício da cidadania e os conceitos constitucionais de liberdade no aprendizado, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”, argumentou Cotrim, ao ser seguido pelos demais colegas e rechaçar os argumentos do Executivo municipal.
Segundo o relator, os municípios não têm autonomia plena para legislar sobre educação, podendo somente editar normas complementares para regular as especificidades locais na área de ensino, respeitadas as diretrizes da União e do Estado.
O jornalismo da Cruzeiro FM, entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba, que em nota, disse que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão.
Leia a nota na íntegra:
“Trata-se de lei proposta pela Câmara Municipal. A Secretaria Jurídica (SEJ) da Prefeitura informa que a Administração ainda não foi notificada formalmente quanto ao caso, cujo julgamento ocorreu na última quinta-feira (1).”
Contém informações da Revista Oeste
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…