Sorocaba espera ter um aumento de até 8% nas vendas para o Dia dos Namorados, 12 de junho, em comparação a 2022. É o que aponta a pesquisa realizada pela Associação Comercial (Acso) em parceria com a Athon Ensino Superior. De acordo com a entidade, a queda no desemprego é um dos fatores que levam à expectativa positiva para 2023, especialmente entre os mais jovens.
O levantamento ouviu 157 consumidores entre os dias 25 de maio e 1º de junho. Os entrevistados residem em Sorocaba e estão distribuídos entre todas as classes socioeconômicas: A, B, C e D/E. Os dados mostram que 45% dos consumidores compraram presentes para os companheiros em 2022 e que, este ano, 48% deles se decidiram com antecedência pela compra. Já os outros 22% ainda estavam indecisos.
Para a Acso, o aumento no número de pessoas que vão presentear nesta data reflete o momento positivo vivido pelo comércio desde o Dia das Mães. “Um indicador interessante para medir a ‘temperatura’ do comércio é o número de consultas para concessão de crédito na base da Boa Vista SCPC. No mês de maio registramos 14.062 consultas, um aumento de 7,9% em relação ao mesmo mês no ano passado. Isso indica que tivemos mais consumidores adquirindo presentes e interessados em obter crédito para pagar a prazo”, comentou Hygor Duarte, presidente da Acso. Ele acredita que 2023 seja um ano de recuperação.
Quanto ao local escolhido para as compras dos presentes, a maioria dos entrevistados (59%), afirmou que pretende realizá-las em shoppings centers, 43% em grandes sites de comércio eletrônico. Lojas do Centro e lojas de bairro aparecem em seguida.
A pesquisa da Acso aponta ainda que muitos consumidores, de todas as classes socioeconômicas vão presentear com mais de um item: 51% com produtos de vestuário e acessórios, 34% com chocolates/bombons e 20% com perfumes/cosméticos. Os consumidores pretendem gastar em média R$ 177,00, valor praticamente igual ao do ano passado, apesar do pequeno aumento no valor médio dos presentes de 3,2%.
Entre as opções procuradas pelos casais estão também as floriculturas. Em uma loja na avenida Barão de Tatuí, além das flores, as cestas de café da manhã, chocolates e linha de vinhos, também atraem os clientes.
José Roberto Mendes, proprietário da loja, conta que todos os anos recebe um grande fluxo de pessoas no dia da comemoração, porém, desta vez, a dinâmica deve ser um pouco diferente, pois a data cairá em uma segunda-feira. “Alguns casais vão aproveitar o sábado, outros o domingo e alguns a segunda-feira. Então, as vendas devem ser mais agitadas no sábado (10) e no domingo (11) e a segunda-feira (12) deverá ser mais focada nas entregas”. Para dar conta a loja terá o horário estendido no sábado e abrirá no domingo até às 13h.
Aurélia Cristina Joazeiro também está na expectativa para o Dia dos Namorados. Ela é proprietária de uma empresa de presentes e papelaria fina, no Ibiti do Paço, onde realiza a montagem de cestas e oferece também serviços de Buffet. Para a empresária, o Dia dos Namorados é uma das melhores datas para as vendas, com aumento de até 70%, perdendo somente para o Dia das Mães. Para organizar o trabalho, Aurélia fechou as encomendas ontem (8), porém, sempre recebe pedidos de última hora.
Muitos bares e restaurantes de Sorocaba abrirão na segunda-feira (12). A demanda de clientes também deve ser alta. Segundo os dados coletados pela Acso, o número de consumidores que pretendem levar seu par para almoços e jantares em bares e restaurantes subiu de 35% em 2022 para 39% em 2023.
Para atrair os casais, os estabelecimentos têm se preparado e investido em um ambiente especial, com decorações. Guto Luccio, sócio-proprietário de um restaurante especializado em comida italiana, no Jardim Santa Rosália, optou por trabalhar com um cardápio diferenciado, mais atrativo para os clientes. O local também terá uma decoração romântica e até mimo para casais.
O estabelecimento preferiu não trabalhar com reservas. Assim, o atendimento ocorrerá somente por ordem de chegada. “Depois do Dia das Mães, eu acredito que seja a data mais esperada, mesmo sendo em uma segunda-feira esse ano. À noite o movimento é maior, as pessoas têm essa paixão por jantar, então, acaba sendo mais especial do que o almoço”, ressaltou Guto.
Já João Braguin, proprietário de um bar estilo nova-iorquino, no Jardim Prestes de Barros, optou pelo esquema de reservas. Neste ano, o estabelecimento pretende receber cerca de 70 pessoas e espera ter um faturamento de até 30% a mais em relação ao ano passado. “O bar estará todo ambientado, decorado para o Dia dos Namorados, e também vamos ter música ao vivo durante à noite. Fizemos uma grande divulgação nas redes sociais com vídeos, fotos, para atrair mais gente”.
Para focar nos trabalhos de segunda-feira, o bar não abrirá neste fim de semana. “Algumas pessoas perguntaram se teria alguma coisa especial para o sábado e domingo, mas optamos por não trabalhar, vamos concentrar todas reservas em um dia só. Vamos fazer algo diferente para o pessoal começar bem a semana”, concluiu João. (Com informações do jornal Cruzeiro do Sul)
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…
A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…
A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…
Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…