Destaque

Programa Meu Pet prevê ampliar atendimento de cães e gatos até 2026

O programa Meu Pet, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), investe no cuidado e na saúde de cães e gatos domésticos. Até 2026, seis novos estabelecimentos devem ser construídos e 91 consultórios em contêineres preparados. Um investimento superior a R$ 35 milhões. Essas instalações proporcionarão serviços como esterilização, imunização, adoção consciente e auxílio à saúde animal.

Os serviços ofertados nos consultórios em contêiner são gratuitos, e incluem consultas, exames laboratoriais e tratamento ambulatorial. A responsabilidade por parte do Governo Estadual inclui a contratação das obras físicas e aquisição de equipamentos e mobiliários, enquanto os custos da unidade, como os de operação, são de responsabilidade do município.

No último sábado, 17, a cidade de Iperó, no interior do Estado, ganhou um consultório Pet Contêiner. O local tem capacidade para atender até 300 animais por mês. Além de consultas clínicas, o espaço oferecerá exames laboratoriais e procedimentos veterinários de baixa complexidade.

No momento, 25 municípios possuem unidades do programa Meu Pet, com duas clínicas, em Araçatuba e Votuporanga, e 23 consultórios em contêiner.

No dia 15 de junho, o Meu Pet Contêiner em Jarinu, também no interior do Estado, completou um ano de funcionamento. O consultório em contêiner foi o primeiro do programa a ser inaugurado. Por lá, 380 animais já foram atendidos. As consultas são realizadas, via agendamento, apenas para animais pertencentes as famílias de Jarinu em vulnerabilidade econômica.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jarinu, Mariliza Scarelli Soranz afirma que a chegada do programa Meu Pet na cidade ajudou muito. No ano passado, o município criou o Núcleo de Bem-Estar Animal, que disponibiliza o atendimento Clínico com pequenas cirurgias e atendimento ambulatorial por meio do Programa Meu Pet. Com os dois tipos de atendimentos, foi possível ampliar os tratamentos oferecidos aos animais.

O médico veterinário da unidade, Kelmys Lorencini, explica que a maior incidência de atendimentos foi de fêmeas caninas e felinas. Os atendimentos foram focados em grande parte para tratar miíase, que é caracterizada pela infestação de larvas de moscas na pele, além de tratamento de ferimentos com espinhos de ouriço e outros agravos veterinários.. “O tratamento clínico necessita às vezes de exame de sangue, então a gente faz tudo por aqui. Com isso a gente ganha tempo e o animal tem mais chance de sobreviver”, explica.

Para os atendimentos em Jarinu, o foco está nas colônias e animais errantes, ou seja, animais que não possuem tutor responsável e por isso têm prioridade no atendimento. Mariliza Scarelli Soranz explica que a parceria entre os serviços deu um bom resultado “quem sabe a gente não consegue estender a outras famílias que não estão no cadastro único”.

As informações são do Governo de SP

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Lula embarca para os EUA para participar de Assembleia Geral da ONU, em Nova York

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (21) para Nova York, nos…

2 minutos atrás

STF volta a julgar nesta sexta recursos sobre ‘revisão da vida toda’ do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (20) o julgamento de dois recursos que…

12 minutos atrás

Sesc Sorocaba terá oficinas ecológicas, teatro inclusivo e muita diversão circense

Os agentes de educação ambiental do Sesc convidam para a oficina Minimundos - investigando a…

36 minutos atrás

Polícia Federal prende 4 passageiros por tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, prendeu em ações distintas…

2 horas atrás

Passeio de trem da Primavera e Festa das Cores são atrações na Estação Paula Souza, em Sorocaba

O passeio de trem da Primavera e a Festa das Cores são atrações neste sábado…

2 horas atrás

Brasil produziu 23 bilhões de litros de refrigerante e exportou suco para 120 países em 2023

O Brasil produziu mais de 23 bilhões de litros de refrigerante em 2023, mostra um…

19 horas atrás