Todo mundo gosta de uma festa, em especial aquelas tradicionais que acontecem nos meses de junho e julho.
As famosas festas de arraial, neste ano, devem render uma das maiores movimentações econômicas e de público dos últimos dois anos, conforme avaliação do Ministério do Turismo.
Juntas, essas festividades devem mobilizar mais de 26 milhões de pessoas e arrecadar cerca de 6 bilhões de reais pelo país.
O montante é 76% maior do que o contabilizado nos arraiás do ano passado, quando foram gerados mais de 3 bilhões e 400 milhões de reais em retorno financeiro para os destinos nacionais.
A retomada das festas e dos shows depois do pânico causado pela pandemia da Covid-19 justifica todo esse incremento financeiro.
Recentemente, Votorantim promoveu sua tradicional festa junina beneficente e, nesta semana, mais precisamente na quarta-feira, Sorocaba deu início à edição de número 42 da Festa Julina Beneficente da cidade.
Outras cidades da região também promovem ou promoveram seus arraiás.
E sabe o que elas têm em comum? Seu caráter solidário!
Quem vai a esses eventos para se divertir também tem a oportunidade de ajudar entidades assistenciais que, aliás, têm, nessas festas, o maior recurso financeiro para manter seus projetos sociais no ano.
Em Sorocaba, a festa julina está montada no Paço Municipal, que fica em frente à prefeitura, no bairro Alto da Boa Vista.
A festa é organizada pela Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes), com o apoio da prefeitura.
Ao todo, 28 associações participam do evento e são responsáveis pelas tradicionais barracas de comidas e bebidas típicas.
Durante a abertura da Festa Julina, o prefeito Rodrigo Manga elogiou o trabalho das entidades assistenciais do município, destacando o aumento significativo de faturamento em comparação ao evento realizado no Parque das Águas no ano retrasado.
O secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner, também ressaltou o compromisso e o esforço das entidades envolvidas na festa.
Segundo ele, foi uma decisão feliz e vitoriosa trazer o evento para o Paço Municipal, resgatando, assim, o verdadeiro sentido de um evento beneficente e celebrando o trabalho conjunto realizado em prol da cidade, com a colaboração de toda a população.
Além da diversão e do lazer das famílias, o objetivo solidário que move o evento é arrecadar fundos para os projetos sociais das entidades beneficentes participantes.
Presidente da Afejubes, Edvaldo Oliveira lembra que no ano passado os recursos arrecadados ajudaram a manter 59 projetos sociais, realizar mais de 100 mil atendimentos aos assistidos, comprar mais de duzentas cadeiras de rodas, fazer a manutenção de aproximadamente 50 espaços assistenciais e, ainda, comprar mais de 150 equipamentos.
O público da Festa Juliana, no ano passado, bateu a marca de mais de duzentas mil pessoas.
Além disso, houve recorde de arrecadação de fundos às entidades beneficentes.
Neste ano, conforme o organizador do evento, o publicitário e empresário Marcos Baleeiro, que participou do Jornal da Cruzeiro de segunda-feira, a expectativa é de que aumente o número de visitantes e, principalmente, de arrecadação às entidades, justamente porque a festa julina de 2023 está maior e em um espaço mais bem estruturado do que das anteriores e com muito mais novidades, como a instalação de um circo no recinto.
Com relação à segurança dos participantes do Arraiá da Família, esse é mais um item novo na festa deste ano, já que o esquema de policiamento foi reforçado dentro e fora do recinto.
Mas a novidade mesmo fica por conta da utilização de um sistema integrado de videomonitoramento, o que garante tranquilidade para quem for ao recinto.
A 42ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba prossegue até o dia 30 de julho, então, tem bastante tempo para aproveitar todas as novidades e atrações organizadas para todos os públicos.
Então, divirta-se e seja solidário!!!
Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!
O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…
Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…
Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…
O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba, que celebra seus 10 anos, tem como objetivo reconhecer…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…