Desfrutar de cinco dias de descanso com destino ao interior paulista, hospedagem em hotel e gasto de R$ 2.490,00, pagos com cartão de crédito. Este é o perfil médio da viagem de férias escolares de julho do sorocabano, segundo dados da pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) em parceria com a Athon Ensino Superior.
O levantamento ouviu moradores de Sorocaba entre os dias 1 e 5 de julho com o objetivo de medir a expectativa dos consumidores neste período em que muitas famílias aproveitam o recesso nos estudos das crianças para ter mais lazer.
A pesquisa aponta que 57% dos consumidores realizaram viagens de férias em julho de 2022 e que, em 2023, 61% deles já se decidiram por viajar, enquanto 11% ainda estão indecisos.
O gasto médio da viagem deverá ser de R$ 2.490,00 por família. Já a duração das viagens tenderá a ser de 5 dias.
Para o presidente da ACSO, Hygor Duarte, estes números refletem o reaquecimento do turismo, tão importante para o comércio de maneira geral. “O turista gira a roda da economia. Ele aquece as vendas em restaurantes e demais estabelecimentos do ramo da alimentação, costuma movimentar as lojas de roupas, calçados e acessórios, além do setor hoteleiro, transporte e empreendimentos voltados ao lazer. O turismo é um verdadeiro motor, e seu impacto positivo fica ainda mais visível nas cidades do interior, tendência que se apresenta nesta pesquisa“, explica o presidente.
Quanto aos destinos escolhidos, a maioria dos entrevistados (40%), afirmou que pretende realizar a viagem para o interior do estado de São Paulo, 24% para o Sul do país, 9% para o Nordeste e 6,5% para o litoral.
Os hotéis são a opção de hospedagem preferida de 79% dos entrevistados, enquanto 16% preferem ficar em casa de parentes ou amigos e 7% em imóveis alugados.
Os dados apontam para uma retomada dos hábitos de consumo registrados antes da pandemia da Covid-19, com os sorocabanos voltando a realizar as viagens de férias.
Instalada há 32 anos em Sorocaba, a agência de viagens B.Tour confirma esta tendência, conforme explica seu gerente, Francisco Ataíde. “Percebemos queo ano de 2022 foi melhor que 2021 e agora nossa expectativa para 2023 é um aumento de 40 a 45% nas vendas no acumulado de 12 meses em relação ao ano passado“, comenta.
Além das viagens ao interior, em que o turista utiliza o próprio carro para se deslocar, este período de férias de inverno também é propício para viagens internacionais. “Para quem prefere o calor, este é o período de temperaturas mais elevadas na Europa e nos EUA. Por outro lado, países vizinhos como Chile e Uruguai são ótimas opções para curtir o frio – além da Argentina, que, por causa do câmbio, oferece preços muito atrativos para passeios, hospedagem e alimentação“, observa Francisco.
Os sorocabanos permanecem fiéis às agências da cidade, que lideram no quesito local de compra das viagens, com 20% da preferência. 19% pretendem comprar em agências on-line e 7% em sites de aluguel de imóveis. Quanto à forma de pagamento, 68% vão utilizar o cartão de crédito.
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…