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Trem Intercidades para Sorocaba deve ter seu projeto reavaliado

Foto: Erich Westendarp

A concepção de rede paulista de trens regionais está sendo colocada em pauta novamente pelo governo do estado.

O TIC Eixo Oeste, ligando São Paulo à Sorocaba, é um dos próximos traçados do projeto de trens regionais a ser posto para apreciação de investidores.

A gestão Tarcísio de Freitas corre para vender os novos eixos de transporte para a iniciativa privada.

O projeto do Eixo Oeste – São Paulo a Sorocaba, passa por um replanejamento, processo natural de viabilização de grandes obras de infraestrutura. Tratando-se de ferrovia com alto padrão de desempenho, todas as alternativas devem ser cuidadosamente avaliadas.

André Fazano conversou sobre essa reavaliação do projeto, com Luiz Alberto Fioravante, que esteve no governo paulista na gestão Dória e Rodrigo Garcia, cuidando justamente do sistema ferroviário do estado. Para ele, o projeto deve sair sim do papel, e muito em breve

Ouça a entrevista no player!

Status atual do TIC Sorocaba

No estudo preliminar, o Trem Intercidades (TIC) Sorocaba é indicado como o próximo projeto de trem regional a sair do papel, após o projeto de Campinas. Como justificativa o projeto aponta o compartilhamento da estação Palmeiras-Barra Funda, o cronograma de obras reduzido e a menor extensão do projeto.

Os dados iniciais apontam para uma demanda isolada de 99,4 mil passageiros por dia nos cenários 2040 e de 141,9 mil passageiros no cenário de TIC operando em rede, ou seja, com os quatro projetos implantados.

Demanda prevista pra o TIC Sorocaba (PITU 2040)

O TIC Sorocaba será realizado com o compartilhamento da faixa ferroviária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, hoje a cargo da concessionária ViaMobilidade.

Isso significa que poderão ser implantadas novas vias, mas dentro dos limites que hoje existem nos trechos operacionais. Basicamente seria o mesmo modelo empregado no TIC – Campinas.

A solução proposta teria 101,2 km de extensão com cinco estações: Palmeiras-Barra Funda, Antônio João, São Roque, Brigadeiro Tobias e Sorocaba. Abaixo segue o esquema pensado para o TIC – Sorocaba.

Diagrama do TIC Sorocaba (PITU 2040)

O tempo de viagem estimado entre São Paulo e Sorocaba será de 89 minutos. Seriam empregados trens de dois andares com capacidade para até 1.200 passageiros em velocidades máximas de 160 km/h. A frota estimada é de 16 trens de 12 carros (24 trens de 6 carros acoplados).

O projeto exposto no PAM-TL, utilizado como base para a produção do PITU 2040, chegou a sugerir tráfego compartilhado entre a Linha 8-Diamante e o TIC nas mesmas vias. Porém, o relatório adverte que a frequência máxima do TIC inviabilizaria tal compartilhamento, expondo a necessidade de algum tipo de segregação.

A estimativa do custo de viagens é baseado no quadro praticado atualmente pelo serviço de ônibus rodoviários. Aplicando-se um custo de tarifa por quilômetro rodado obtém-se um valor máximo de R$ 32,49 na viagem entre São Paulo e Sorocaba. Os dados têm como base o ano de 2019.

Tarifas estimadas do TIC Sorocaba (PITU 2040)

A estimativa de investimentos para o TIC Sorocaba é de R$ 8,1 bilhões para a infraestrutura geral e R$ 1,6 bilhão para a compra dos trens. Portanto, o CAPEX (valor de investimento) é de R$ 9,7 bilhões.

Projeto em replanejamento

O replanejamento faz parte do processo natural de viabilização de grandes obras de infraestrutura. Tratando-se de ferrovia com alto padrão de desempenho, todas as alternativas devem ser cuidadosamente avaliadas.

Questões como as alternativas de traçado e estudos de demanda são fundamentais para se delinear uma carteira de investimentos previsível e o retorno operacional para o investidor.

Originalmente o TIC Sorocaba previa vias completamente segregadas. A opção, apesar de mais viável para a operação, geraria custos muito elevados. O ponto de partida em São Paulo também foi alvo de constantes estudos com propostas de uma estação inicial em Pinheiros ou em Água Branca.

Informações do Portal Metrô CPTM

Caio César
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