Destaque

Prefeitura e Associação Comercial realizam projeto de revitalização da área central

A fim de dar uma “cara totalmente nova” à região central, em linha com o que existe de mais moderno em centros comerciais a céu aberto nas capitais do mundo todo, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), órgão vinculado à Secretaria de Administração (Sead), em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), promoverá a revitalização do Centro da cidade. A previsão é que as intervenções tenham início em 2024, tão logo seja definido o projeto detalhado e concluído o processo licitatório dessas obras.

O custeio da revitalização será feito pela Prefeitura de Sorocaba, com investimento estimado a partir de R$ 5 milhões. Primeiramente, o projeto, que se encontra em fase de elaboração a várias mãos, coordenado pela equipe técnica do CADI e pela ACSO, abrange, primeiramente, os boulevards Braguinha e Barão do Rio Branco.

Uma grande e ampla cobertura, no conceito “Open Mall”, ou seja, um shopping a céu aberto, irá reestilizar os dois boulevards, tendo como referência o modelo atualmente encontrado, por exemplo, na cidade de Curitiba (PR). “Fico muito feliz em anunciar a revitalização do Centro da cidade, se tornando mais um ponto turístico de Sorocaba. O local ficará muito atrativo e moderno, fomentando o comercio local e aquecendo, ainda mais, a economia da cidade”, ressalta o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

Nesse sentido, o projeto detalhado contará com a participação de vários setores e de associações ligadas ao Centro, sugerindo ações a serem implementadas, inclusive, por meio de reuniões entre essas partes com o Poder Público, havendo a possibilidade, ainda, da realização de uma audiência pública sobre o assunto na Câmara Municipal.

“O atual Governo está dando a atenção merecida a essa região da cidade! Com essa revitalização, estamos contribuindo, ainda mais, com o desenvolvimento econômico e turístico de Sorocaba, o que irá também gerar empregos e renda aos cidadãos sorocabanos”, relata o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em exercício, Fernando Marques. “Trata-se de investimento em uma região tradicional da cidade, que certamente culminará no aquecimento da economia local”, completa.

“A equipe técnica do CADI, juntamente com os profissionais da ACSO, estão trabalhando em um projeto moderno, ousado e inovador, dando toda atenção que o Centro merece, pensando em nossa Sorocaba do futuro. Não mediremos esforços para entregar o melhor produto final aos sorocabanos”, afirma a superintendente do CADI, Jéssica Pedrosa.

Os serviços e melhorias deverão abranger, sobretudo, ações urbanísticas importantes, além de minucioso paisagismo. Serão ações que agregarão àquelas já adotadas pela Prefeitura, por meio Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em dezembro de 2022, que implantou iluminação em LED no Centro da cidade, nas ruas São Bento, XV de Novembro, Monsenhor João Soares, da Penha, Dr. Álvaro Soares, Sete de Setembro, Dr. Boulevard Braguinha, Padre Luiz, Francisco Scarpa, Miranda de Azevedo e Cesário Motta.

As informações são da Prefeitura de Sorocaba

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

STF volta a julgar nesta sexta recursos sobre ‘revisão da vida toda’ do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (20) o julgamento de dois recursos que…

10 segundos atrás

Sesc Sorocaba terá oficinas ecológicas, teatro inclusivo e muita diversão circense

Os agentes de educação ambiental do Sesc convidam para a oficina Minimundos - investigando a…

24 minutos atrás

Polícia Federal prende 4 passageiros por tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, prendeu em ações distintas…

2 horas atrás

Passeio de trem da Primavera e Festa das Cores são atrações na Estação Paula Souza, em Sorocaba

O passeio de trem da Primavera e a Festa das Cores são atrações neste sábado…

2 horas atrás

Brasil produziu 23 bilhões de litros de refrigerante e exportou suco para 120 países em 2023

O Brasil produziu mais de 23 bilhões de litros de refrigerante em 2023, mostra um…

19 horas atrás

Produção de leite bate recorde no Brasil

Após dois anos em queda, a produção de leite no Brasil cresceu 2,4% em 2023,…

19 horas atrás