Jornalismo

Cacau: agricultores de SP aumentam produção visando chocolate com maior valor agregado

A produção de cacau no estado de São Paulo vem passando por um processo de fortalecimento e valorização. E com o objetivo de alavancar esse cultivo, o governo paulista, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, realizou nesta semana o Seminário Sobre a Cultura Cacaueira. 

O evento inédito é uma ação do Programa Cacau SP e fruto do trabalho conjunto da pesquisa agropecuária e da extensão rural paulistas, através da Apta Regional, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), do Instituto Agronômico (IAC) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos ligados à pasta.

O diretor da Apta Regional, Daniel Gomes, afirmou que diversas regiões paulistas têm demandado o desenvolvimento da produção do cacau, o que tem feito com que a secretaria trabalhe com um olhar diferenciado sobre essa cultura. 

“Estamos levando em conta não só o histórico e o potencial da produção cacaueira, mas também a evolução de outras cadeias. O café, por exemplo, deixou de ser commodity e vem se despontando ao longo dos últimos anos por meio do fortalecimento da produção nacional de cafés especiais. E para o cacau temos o mesmo olhar”, afirmou Gomes na abertura do seminário.

O diretor ainda lembrou que a junção com outras culturas “tem sido uma importante frente de ação, como a cultura do látex no oeste paulista”.

Foram temas das palestras e debates as variedades do cacau, as tecnologias para efetividade e produtividade em cacauicultura e o pós-colheita do cacau. Também foram discutidos os sistemas Cacau Cabruca, a qualidade da amêndoa e o processamento do chocolate.

A pesquisadora da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Neyde Alice Bello Marques, explicou que, para a verticalização do cacau, é necessário ter amêndoas de qualidade para a fabricação de chocolates diferenciados com alto teor de cacau. “O produtor de cacau precisa buscar conhecimento para produzir variedades produtivas, resistentes ou tolerantes a doenças e pragas, e com sabor e aroma efetivo”, disse. 

Governo de SP – Secom

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Corinthians conquista a Copa Votorantim Sub-15 pela quarta vez

O Corinthians venceu a Seleção de Votorantim por 3 a 1 na final da Copa…

3 horas atrás

Defesa Civil do Estado encontra corpo de motociclista arrastado por enxurrada em São Paulo

A Defesa Civil do estado de São Paulo confirmou ter encontrado neste domingo (26) o…

3 horas atrás

Jovem é detida ao tentar entrar com maconha na penitenciária de Iperó

Uma jovem de 26 anos foi detida pela Polícia Militar após tentar entrar na Penitenciária…

9 horas atrás

Chuva e ventos fortes destelham UBS do Jardim Archila, em Votorantim

A forte chuva e os ventos intensos que atingiram Votorantim na noite de sábado (25)…

9 horas atrás

São Bento perde para o Oeste por 2 a 0 e acumula segunda derrota na Série A2

O São Bento foi derrotado por 2 a 0 pelo Oeste na manhã deste domingo…

10 horas atrás

Defesa Civil de SP prevê fortes chuvas até terça-feira em todo estado

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu boletim especial, para o período de…

14 horas atrás