Jornalismo

Brasil tem média de mil casos de roubos e furtos de carro por dia

O Brasil tem, em média, mil casos de roubos e furtos de carro por dia, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023.

A modalidade teve alta de 8% no ano passado e chegou a 373.225 mil ocorrências.

O histórico mostra uma tendência de alta nos crimes: em 2021, foram mais de 300 mil unidades furtadas e roubadas no país e, em 2020, 299,5 mil veículos.

Ainda segundo o Anuário, em 2022, 60,3% dos veículos subtraídos foram em ocorrências de furto e 39,7% em roubos.

Em termos relativos, quando calculada as taxas de ocorrências para grupos de 100 mil veículos registrados, se constata que, em 2018, a taxa de roubos e furtos por 100 mil veículos era similar, mas, de lá para cá, a taxa de roubos caiu 47,6%, enquanto a de furtos caiu apenas 19,6%.

Atualmente, furto é a principal modalidade criminal de subtração de carros no Brasil.

Só em São Paulo, estado com maior frota de veículos do país, foram registrados 18.574 roubos de carros no primeiro semestre de 2023, uma queda de 1,3% comparando o mesmo período do ano passado (18.574).

A quantidade de furtos teve uma alta de 4,2%. Em 2023 foram 47.196 registros só no primeiro semestre. No mesmo período do ano anterior, foram 45.296.

Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostrou o ranking dos 10 carros mais roubados do Brasil entre janeiro e julho de 2023.

A pesquisa compara ainda com o mesmo período do ano de 2022.

Cenário do roubo de veículos

A lista se repetiu de um ano para o outro, com pequenas alterações. Segundo o consultor de segurança, Marcy Campos Verdes, a Volkswagen se mantém na primeira colocação por seu uma marca forte, com motor potente e muitos modelos circulando.

“Essa grande quantidade de unidades um mercado paralelo de peças. Mas é uma lógica: os carros mais vendidos estão entre os mais roubados e furtados.”

O Volkswagen Gol, que ocupa a primeira colocação no ranking, é um dos carros mais populares no mercado doméstico. Isso faz com que o modelo tenha comércio de peças mais fáceis, ou seja, os bandidos conseguem desmanchar o veículo para vender as partes.

Em seguida, são carros mais baratos, de fácil revenda e de grande quantidade em circulação, como o Chevrolet Onix.

E por fim, os mais utilitários, robustos e com preços elevados.

Outros modelos, como o Fiat Strada, são visados pelos criminosos pelo fato de serem veículos que fazem transportes de coisas, como roubo de cargas e objetos furtados de fazendas.

Já a Toyota Hilux é uma picape grande, e, principalmente, muito cara, o que, segundo o consultor de segurança, é um veículo que seduz os criminosos.

As informações são da CNN.

Cibelle Freitas
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