Notícias

Pesquisa aponta que comprar imóvel é mais rentável do que investir em aplicações financeiras

Square Saint Lambert – Construtora Planeta

O estudo “Valorização do Imóvel no Brasil” foi realizado pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e confirma que investir em imóveis é uma modalidade mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil.

A pesquisa foi realizada com dados do mercado entre os anos de 2012 a 2022. Neste intervalo de 10 anos, o rendimento anual dos investimentos em imóveis bateu 12,2%. O índice é composto pelos índices da valorização do imóvel mais o ganho com aluguel.

Na sequência, em segundo lugar ficou o CDB, que é o investimento em renda fixa, com rendimento de 8,6%.

Em último lugar vem a poupança, que apresentou um rendimento de 5,8% na média da última década. Já a inflação atingiu a média anual de 6,6% no mesmo período pesquisado.

De acordo com o levantamento, investir em imóveis é uma opção segura porque sofre menos impacto nas crises financeiras. Além disso, o comprador pode alugar o imóvel, o que representa uma fonte importante de complemento para a renda familiar. Em países desenvolvidos como os Estados Unidos, por exemplo, muitos aposentados têm no aluguel a grande fonte de renda na aposentadoria, segundo o estudo da Abrainc.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, outra vantagem é a valorização do patrimônio a longo prazo, visto que o mercado imobiliário tem registrado oscilações positivas levando-se em conta também o crescimento das cidades, demanda habitacional e bairros cada vez mais valorizados.

Planeta tem ótimas opções para investir

Em Sorocaba, a Construtora Planeta recebe grande demanda de investidores que buscam imóveis na planta por terem condições mais atrativas em relação ao preço e formas de pagamento, na comparação com unidades já prontas e entregues.

Entre os destaques da Planeta estão os empreendimentos Millennium Park – que faz parte do complexo Planeta Square Garden no Portal da Colina; Horizonte Divino, na região do Largo do Divino; Fascínio Planeta – localizado no Centro da cidade; Pátio São Paulo, na região da Árvore Grande, e Square Saint Lambert, o mais novo lançamento da Planeta no ponto mais valorizado do Jardim Emília.

Percebemos uma procura cada vez mais crescente de investidores por unidades nos empreendimentos da Planeta. Muitos sorocabanos preferem investir suas reservas em imóveis, que a longo prazo proporcionam uma rentabilidade maior em relação a outros tipos de investimento. É uma parcela muito importante das nossas vendas e, em geral, o cliente que compra uma unidade para investir, geralmente retorna para saber sobre os lançamentos com o objetivo de fazer novos investimentos”, explica Sandro Souza, CEO da Construtora Planeta.

Novo cenário populacional

Um atrativo para os interessados em investir em imóveis em Sorocaba é o preço do metro quadrado, que é muito menor em relação a outras cidades paulistas do mesmo porte.

A pesquisa realizada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), no 1° trimestre de 2023, mostra que o metro quadrado dos imóveis, em Sorocaba, custa R$ 6.174,00. É um valor abaixo de outras localidades como, por exemplo, Campinas onde o metro quadrado chega a R$ 7.808,00.

Outro fator que tem movimentado o mercado imobiliário é a migração cada vez maior de moradores da capital para a região de Sorocaba, fato que também impulsiona os negócios firmados por investidores de imóveis. O Censo 2022 do IBGE identificou esta questão e das 10 cidades mais populosas do Brasil – todas capitais – metade delas tiveram queda no número de habitantes. Em contrapartida, cidades do entorno tiveram aumento populacional.

Em Sorocaba, por exemplo, o número de habitantes cresceu 23,3% na comparação com o Censo de 2010. O percentual é 13 vezes maior do que o crescimento populacional da capital – São Paulo, que teve um aumento de 1,80% no número de moradores nos últimos 12 anos. Já a população de Campinas, 14ª cidade mais populosa do Brasil, cresceu 5,40% no mesmo período.

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Mais de 4,1 milhões de veículos devem circular pelas rodovias de SP no Natal.

Durante a celebração do Natal, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp)…

59 minutos atrás

Ônibus e caminhão se chocaram na madrugada deste sábado (21)

O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…

12 horas atrás

Alagamentos em Sorocaba: Vias interditadas e motorista resgatada ao atravessar rua alagada

Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…

13 horas atrás

Transporte público terá programação diferenciada para festas de fim de ano

A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…

17 horas atrás

Incêndio destrói residência no Bairro Mineirão, e família busca apoio para reconstrução

Na tarde desta sexta-feira (20), um incêndio destruiu uma residência no Bairro Mineirão, em Sorocaba,…

18 horas atrás

SP inaugura 250 obras turísticas e bate recorde de investimentos no setor.

Em 23 meses de gestão, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de…

19 horas atrás