Notícias

Supermutirão “Renegocia!” do Procon em Sorocaba atende 620 consumidores

O Procon de Sorocaba, prestou atendimento a um total de 620 consumidores durante o supermutirão “Renegocia!”, que se encerrou na última sexta-feira (11). A iniciativa teve início no dia 24 de julho, realizada em todo o País pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, em parceria com Prefeituras, Procons regionais e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O objetivo, foi a prevenção ao chamado “superendividamento” e contou, inclusive, com atendimento pela unidade móvel do Procon Sorocaba, na Praça Coronel Fernando Prestes, na região central da cidade, em datas específicas, além de diariamente na sede do órgão, no Campolim, para orientações aos consumidores sobre como renegociar dívidas.

O superendividamento é aquela situação em que o consumidor entra em um nível de endividamento que ultrapassa a sua capacidade de pagamento. O número de serviços registrados foi muito significativo, ainda mais se levarmos em conta que o Procon Sorocaba presta, em média, atendimentos a duas mil pessoas, por mês”, comenta a superintendente do órgão de proteção ao consumidor de Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

As dívidas foram negociadas diretamente pelo Procon com os bancos e financeiras. “Inclusive, muita gente deixou para os últimos dias, tanto é que, nesta quinta e sexta-feira, a procura no Procon foi muito maior”, completou a superintendente. Outra opção foi o consumidor solicitar o procedimento via portal: www.consumidor.gov.br, que se trata de um serviço público e gratuito, que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos.

O mutirão foi adequado para renegociar as seguintes dívidas: as que estão em nome de uma pessoa física; as que foram contratadas com bancos ou financeiras; e as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.

Canais de atendimento

Os serviços prestados pelo Procon Sorocaba continuam disponíveis aos consumidores, por meio de todos os seus canais. Por exemplo, o Procon Móvel, na próxima semana, estará no Paço Municipal, na quarta-feira (16), e na Praça Central, na sexta-feira (18), sempre das 9h às 13h.

O consumidor que tiver dúvidas, identificar ou suspeitar de irregularidades ainda pode acionar o Procon Sorocaba, pelo WhatsApp: (15) 99198-2958 ou no site: www.procon.sorocaba.sp.gov.br.

O atendimento presencial também está disponível na sede do Procon Municipal, que fica na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, assim como na Casa do Cidadão da Av. Ipanema (das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira), na Casa do Cidadão da Av. Nogueira Padilha (das 8h às 15h, às terças e quintas-feiras) e na Casa do Cidadão do Shopping Pátio Cianê (Piso 3, Bloco B, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira).

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Trem intercidades passará por São Roque e trará inúmeros benefícios a toda região

O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…

6 horas atrás

Vereadora eleita Tatiane Costa é entrevistada no Jornal da Cruzeiro

O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…

7 horas atrás

PROGRAME-SE 18/11/2024

Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…

7 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 18/11/2024

Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…

7 horas atrás

Sesc Sorocaba celebra 10 anos do Projeto Iorubrá

O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba, que celebra seus 10 anos, tem como objetivo reconhecer…

7 horas atrás

Motocicleta furtada é localizada pela GCM no Jardim Zulmira

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…

8 horas atrás