O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está com inscrições abertas para a sétima edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS), que busca cidadãs e cidadãos brasileiros maiores de 18 anos interessados em investigar e aprimorar o processo eleitoral.
A iniciativa busca fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos da urna eletrônica.
Os candidatos pré-aprovados deverão apresentar planos de testes que atentem contra os sistemas eleitorais e contra os softwares e hardwares da urna eletrônica na busca de possíveis problemas ou fragilidades. Quem tiver a inscrição aprovada e selecionada poderá executar o teste proposto. Em caso de comprovação de vulnerabilidades, o TSE realiza a correção no sistema e promove um novo teste, chamado Teste de Confirmação. Nele as investigadoras e os investigadores podem repetir o teste nos mesmos moldes e condições iniciais e, assim, confirmar a resolução do problema.
“O TPS é um dos momentos de auditabilidade do processo eleitoral, é uma etapa do desenvolvimento dos sistemas em que o Tribunal Superior Eleitoral abre o código-fonte e os sistemas das urnas eletrônicas para que esses sejam testados pela comunidade, que pode contribuir com pontos de melhoria” explica Julio Valente, secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TSE. “É um momento de diálogo entre a Justiça Eleitoral e a comunidade, especialmente de investigadores, de pesquisadores e de interessados em software, para que possamos ouvi-los e aprender com eles e, assim, melhorar cada vez mais o processo eleitoral”.
Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil têm chamado a atenção para tentativas…
O documento final da Cúpula de Líderes do G20, grupo das 19 maiores economias do…
O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…
Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…
Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…