Sorocaba registrou 4.573 casos de dengue e três óbitos entre janeiro e agosto deste ano. Os meses com maior número de casos foram abril, com 2.117 casos; maio, com 1398 e junho, com 533. No mesmo período de 2022, foram registrados 1.801 casos e uma morte, o que representa um aumento de 323% no número de casos na cidade neste ano. As regiões com maior incidência de casos são a zona norte e oeste.
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, ações preventivas e de combate são realizadas na cidade, como visitas porta a porta, com ida aos imóveis para a busca ativa de possíveis casos da doença, orientações sobre os sintomas e prevenção, bem como a remoção de potenciais criadouros e aplicações de larvicida. Também são realizadas visitas de rotina. Mesmo quando não há um caso positivo de dengue identificado, as equipes vão às residências para orientar a respeito de sinais da doença e como preveni-la. Até o momento, foram realizadas cerca de 230 mil visitas domiciliares e mais de 585 mil quilos de inseríveis foram removidos preventivamente dos mais variados locais e regiões.
As equipes da Zoonoses ainda promovem ações educativas e de mobilização social, tais como: exposições à população, com material educativo, durante eventos; palestras em escolas e empresas, assim como apresentações para estudantes da área da saúde.
Já Votorantim registrou, de janeiro a agosto de 2023, 3.040 casos confirmados de dengue e duas mortes. Os meses com maior número de casos de dengue foram março (858 casos); abril (1.106 casos) e maio (620 casos). No ano passado, nenhuma morte por dengue foi registrada na cidade. A reportagem questionou os números de casos de janeiro a agosto de 2022 e aguarda resposta da Prefeitura de Votorantim.
De acordo com a administração municipal, a região com maior número de casos confirmados neste ano é a zona sul da cidade, mais especificamente a Vila Pedroso, Itapeva, Jardim São Lucas, Serrano e Real Park.
Por meio do Centro de Controle de Zoonoses, a Secretaria da Saúde de Votorantim informa que tem realizado diariamente diversas ações de prevenção contra a dengue, como vistoria em imóveis, em locais cadastrados (borracharia, reciclagem e empresas), além de palestras em escolas municipais.
Informações Jornal Cruzeiro do Sul
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…