Nesta quarta-feira, 13/9, uma unidade do projeto Leiturinhas no Hospital chega em Sorocaba, entregando novo espaço lúdico de leitura que irá acolher aos pacientes do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI).
Formadas por acervo de 850 novos livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, e 60 jogos e brinquedos educativos, a nova biblioteca é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da CPFL Energia, por meio do apoio do Instituto CPFL, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
O espaço literário o Hospital GPACI, que completa 40 anos de existência, irá beneficiar os cerca de 1400 pacientes que são atendidos mensalmente pela instituição de saúde. Especializada em pediatria, a instituição é habilitada, através do Ministério da Saúde, como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), sendo referência para 48 cidades e prestando serviços médico-hospitalares a todas crianças e adolescentes de 0 até 18 anos de idade.
“O projeto de leitura traz uma estrutura educacional e recreativa, além de um visual novo para alegrar nossas crianças e adolescentes que frequentam esse espaço, incluindo os pacientes da oncologia que ficam internados e também para aqueles que passam pela classe hospitalar”, comemora a psicóloga Evelin Melissa de Araújo.
Para Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.
Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas).
““Por meio da nossa frente social CPFL nos Hospitais, vamos apoiar a instalação de um novo espaço de acolhimento para os pacientes atendidos no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil. Contribuir com o bem-estar das pessoas de nossas comunidades, através de iniciativas que apoiam a humanização no ambiente hospitalar, é um valor que cultivamos e que nos enche de orgulho por colaborar com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas – ONU”, comenta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.
A promoção “Quanto Mais Tauste Melhor”, realizada pelo Tauste Supermercados, foi encerrada na última quinta-feira…
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta quarta-feira (22).…
No PROGRAME-SE desta quarta-feira você fica sabendo sobre os cursos gratuitos de canto coral e…
O serviço de locação de guarda-chuvas compartilhado para a população está disponível em cinco terminais…
Os trabalhadores podem usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de…
O Sebrae-SP está com inscrições abertas para o programa de Agentes Locais de Inovação (ALI)…