Destaque

Febre maculosa ainda preocupa, mas a Saúde orienta sobre medidas de prevenção

Na última quarta-feira (20), Campinas confirmou mais uma morte, de um homem de 40 anos, por febre maculosa. Este é o 7º óbito pela doença na cidade em 2023. No Estado, foram 16 mortes até 31 de agosto, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP). Embora Sorocaba não tenha registrado nenhum caso, medidas preventivas têm sido realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SES).

A equipe da Zoonoses concluiu o mapeamento no entorno do rio Sorocaba e agora são realizadas pesquisas acarológicas em locais estratégicos. Os serviços de roçagens do Saae também seguem sendo realizados nesses locais.

Segundo a SES, diferentes ações de conscientização e combate, como divulgação de informações a respeito da doença e como se prevenir seguem sendo realizadas em ações nos bairros e eventos da Prefeitura que acontecem semanalmente, além de capacitações contínuas a profissionais.

Informações

A SES também colocou cartazes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de urgência e emergência em saúde do Município (UPHs e UPA), nos Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especial em Assistência Social) e nas Casas do Cidadão.

Ainda, como parte da Semana de Mobilização para a Vigilância da Febre Maculosa no Estado de São Paulo, de 18 a 22 de setembro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Zoonoses, realizou exposições com materiais educativos referentes ao carrapato-estrela e à febre maculosa nos dias 19, 22 e 23.

O que é a febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode ser desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade.

Os principais sintomas da febre maculosa são: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões. O tratamento é feito com antibiótico específico e, em determinados casos, pode ser necessária a internação da pessoa.

Para prevenir a doença, algumas medidas devem ser adotadas, principalmente em locais onde há exposição à carrapatos, como usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro; usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar por áreas arborizadas e gramas; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta e usar repelentes contra carrapatos.

É importante também verificar se os animais de estimação estão com carrapatos. Caso algum seja encontrado aderido ao corpo, o correto é removê-lo com pinça. Não aperte ou esmague o carrapato. Após remover o carrapato inteiro, lave a área mordida com álcool ou sabão e água. Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Muro do Educandário Santo Agostinho desaba após fortes chuvas em Sorocaba

As intensas chuvas que atingiram Sorocaba neste sábado (21) causaram danos em diversos pontos da…

18 minutos atrás

Mais de 4,1 milhões de veículos devem circular pelas rodovias de SP no Natal.

Durante a celebração do Natal, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp)…

1 hora atrás

Ônibus e caminhão se chocaram na madrugada deste sábado (21)

O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…

13 horas atrás

Alagamentos em Sorocaba: Vias interditadas e motorista resgatada ao atravessar rua alagada

Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…

13 horas atrás

Transporte público terá programação diferenciada para festas de fim de ano

A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…

18 horas atrás

Incêndio destrói residência no Bairro Mineirão, e família busca apoio para reconstrução

Na tarde desta sexta-feira (20), um incêndio destruiu uma residência no Bairro Mineirão, em Sorocaba,…

18 horas atrás