O primeiro fim de semana após a reabertura do Parque Natural “Chico Mendes” atraiu diversos visitantes. Alguns fizeram piqueniques, outros levaram as crianças para brincar e há quem decidiu ir até o local para, simplesmente, contemplar a natureza. No entanto, mesmo após algumas mudanças, os frequentadores pedem mais melhorias à Prefeitura.
O parque Chico Mendes, que fica na avenida Três de Março, no Alto da Boa Vista, fechou em 15 de setembro. Segundo a administração pública, os trabalhos de manutenção tiveram início com a obra de limpeza e desassoreamento do lago para a retirada de resíduos e sedimentos que ficaram depositados no fundo do corpo d’água. O objetivo do serviço de zeladoria é aumentar a vazão e a oxigenação da água. No total, foram retirados cerca de 60 m³ de sedimentos, o que equivale a dez caminhões cheios, utilizando uma escavadeira hidráulica.
O espaço público também recebeu serviços na área de arborização. Dentre as espécies da flora existentes no local, o parque possui também árvores de grande porte, com, aproximadamente, 30 metros de altura, que precisam ser avaliadas de tempos em tempos. Também foi feita a limpeza do telhado da sede administrativa, manutenção hidráulica e manutenção elétrica.
Apesar dos ajustes informados pela Prefeitura, os frequentadores do parque pedem mais melhorias. A arquiteta Larissa Rosa do Carmo, de 29 anos, disse que gosta do local, pois é um dos parques mais arborizados e frescos da cidade, mas acredita que falta um olhar de mais cuidado no espaço. “Parece que ainda está inacabado, com bastante terra e coisa sem terminar. O parquinho falta um pouco de manutenção, as placas estão um pouco desgastadas, mas de modo geral, é um parque bem gostoso para passar o dia”, informou.
Já um grupo de quatro amigas foi visitar o parque para um piquenique com os filhos. Elas ressaltam que falta estrutura no espaço de lazer. “Não tem bancos em áreas de sombra, tem um dos brinquedos que está quebrado, acho que falta um pouco mais de carinho e cuidado no parque, principalmente para as crianças”, destacou a securitária Janaína Calderon.
Para a funcionária pública Gisele Martins, a manutenção do local é importante, pois vai atrair ainda mais gente para o Chico Mendes. “O parque é super gostoso, tem bastante área verde, mas realmente, os brinquedos precisam de manutenção constante e também poderia por um pouco mais de areia, porque está com muita pedrinha para as crianças, elas ficam descalças e vai machucar. Está faltando coisas que dão mais conforto aqui”, finalizou.
Segundo a Prefeitura, o entorno do lago ainda será revitalizado, com o plantio de grama. Já sobre as demais solicitações dos moradores, a administração respondeu que a revitalização do Parque Natural “Chico Mendes” é uma das prioridades da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). A pasta informa que já concluiu a primeira etapa de uma série de manutenções, com os reparos iniciais realizados, possibilitando a reabertura aos visitantes. Disse, ainda, que “as próximas etapas, mais detalhadas, contemplam todas as solicitações mencionadas pelos munícipes na reportagem, além de outras identificadas pelas equipes da Sema, e continuarão sendo executadas, com previsão de conclusão nas próximas semanas, entregando esse, que é um dos mais tradicionais e importantes parques da cidade, do jeito que a população deseja e merece ”, finalizou a nota. (Com informações do jornal Cruzeiro do Sul)
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público…
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular organização criminosa responsável…
Evento que atrai amantes de música e colecionadores, a tradicional Feira de Vinil do Studio…
Em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, o grupo Lindas…
A 33º edição do “Mutirão de Empregos Sorocaba” – Especial Fim de Ano acontecerá no…
Na maior parte do tempo, a vida cotidiana segue sem grandes surpresas. Existem, porém, momentos…