O mês de outubro chega trazendo um fenômeno astronômico que poderá ser visto de todo o Brasil. O eclipse do Sol será visível como parcial em todo o país no dia 14 de outubro.
Aqueles que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse anular do Sol — quando uma espécie de “anel de fogo” brilhante ao redor da borda da estrela central se forma.
A maneira como o fenômeno se apresentará no Norte e Nordeste é causada pelo alinhamento específico da Lua entre a Terra e o Sol, segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Nesses casos, a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, no que os astrônomos chamam “apogeu”. Assim, seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, possibilitando a aparição do anel.
O evento terá 2 horas e 7 minutos de duração, tendo seu ápice às 16h51, no horário de Brasília, e terminando às 17h50.
De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o fenômeno não é incomum, porém “temos a sensação de que é um fenômeno raro, porque o eclipse é visível somente para quem está na faixa de totalidade ou anularidade. Mas em uma faixa bem maior da Terra, o eclipse é visível de forma parcial”.
Para observar o fenômeno, Josina lembra que em hipótese alguma deve-se olhar diretamente para o Sol, sem o uso de filtros solares apropriados, porque poucos segundos de exposição podem causar danos à retina. Uma dica é observar o eclipse de maneira indireta, usando aparatos que podem ser construídos em casa.
“Pode-se simplesmente usar um pedaço de papelão, como por exemplo uma tampa de caixa de pizza, e fazer um furo no meio. Coloca-se um papel branco no chão e direciona-se o furo para a direção do sol. O eclipse é visto tranquilamente no papel no chão”, diz a astrônoma.
Além disso, um eclipse parcial da Lua deverá acontecer no dia 28 de outubro, segundo informações do portal Time and Date. O fenômeno será visível de alguns estados do Brasil, embora o MCTI ainda não tenha divulgado mais informações do fenômeno.
As informações são da CNN Brasil.
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…