Tradicionalmente, a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) divulga pesquisa de consumo relacionada às datas de maior movimentação no comércio. Para o Dia das Crianças, celebração comemorada no dia 12 de outubro, a média de gasto por presente será de R$ 224 em 2023.
A faculdade Athon Ensino Superior, parceira da ACSO, realizou, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, pesquisa de mercado para levantar as expectativas de compras de presentes. Os pesquisadores ouviram 198 consumidores, com idades acima de 18 anos, distribuídos entre as classes socioeconômicas A, B e C, que moram em Sorocaba.
Após a tabulação dos dados, verificou-se que a maioria dos consumidores, ou seja, 59% deles compraram presentes em 2022 e, neste ano, 68% já se decidiram pela compra de, em média, dois presentes para os filhos, sobrinhos, netos ou às crianças com as quais mantêm laços de parentesco ou afetivos. Só uma pequena parcela, 19%, ainda está indecisa.
Quanto ao local escolhido para as compras dos presentes, 24% dos entrevistados afirmaram que vão realizar nas lojas do centro de Sorocaba e 41% nos shoppings centers. Já 53% dos consumidores escolheram a internet para suas compras.
Com relação aos presentes a serem adquiridos, 79% dos entrevistados vão presentear com brinquedos, 28% com itens de vestuário e 10% com eletrônicos, praticamente os mesmos percentuais observados no ano passado.
Quanto aos valores a serem direcionados para o consumo, a expectativa dos consumidores será de gastar aproximadamente R$ 224, valor 42% superior aos R$ 158 gastos em 2022. O cartão de crédito foi escolhido pelos entrevistados (63%) como o principal meio de pagamento para os presentes, seguido pelo cartão de débito (29%) e pelo PIX (6%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 52% pretendem gastar o mesmo valor que no ano passado, 11% têm a intenção de gastar menos e 37% planejam gastar mais do que no Dia das Crianças de 2022. Mais uma vez fica evidenciado o comportamento do consumidor de Sorocaba de deixar a compra de presentes para os últimos dias que antecedem a data, ou seja, 62% afirmaram que vão comprar na semana anterior, 27% na véspera e só 11% já realizaram suas compras.
Para o presidente da ACSO, Hygor Duarte, os números que apontam uma porcentagem daqueles que pretendem gastar o mesmo valor que no ano passado àqueles que têm intenção de gastar mais neste ano, demonstram um crescimento de consumo local. “Percebemos, com a pesquisa, que 37% pretendem gastar mais em 2023. Isso mostra uma pujança só vista antes da pandemia, amplamente favorável aos comerciantes”.
A mudança nos hábitos de compras dos consumidores – do comércio físico para o e-commerce – está cada vez mais evidente: o consumidor incorporou à rotina de compras os canais on-line com maior frequência. Assim, apesar da maioria das compras concentrar-se no varejo físico, torna-se cada vez mais necessário que os lojistas passem a atuar no mundo digital, buscando novos canais de venda, como as redes sociais e os aplicativos.
Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil têm chamado a atenção para tentativas…
O documento final da Cúpula de Líderes do G20, grupo das 19 maiores economias do…
O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…
Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…
Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…