Nos últimos dias, os Delegados de Polícia Alessandra Reis dos Santos Silveira e Mário Ayres, titulares da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba e Delegacia do Idoso, respectivamente, desempenharam um papel fundamental ao ministrar palestras sobre dois temas de extrema importância: a violência doméstica e a violência contra a pessoa idosa.
A Delegada Alessandra atendeu ao pedido do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, abordando a identificação dos tipos de violência, como as vítimas devem proceder e quais são as opções para formalizar denúncias, incluindo o uso do Disque 180 e a DDM Online. Ela também esclareceu o trabalho da Polícia Civil nesses casos, desde o pedido até a concessão de medidas protetivas, destacando as consequências do descumprimento. A Delegada enfatizou a presença de uma sólida rede de proteção em Sorocaba, pronta para agir e oferecer suporte nessas situações.
Por outro lado, o Delegado Mário Ayres, titular do 3º Distrito Policial de Sorocaba, onde funciona a Delegacia do Idoso, participou como palestrante em um ciclo de debates em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, em um evento organizado pela Secretaria da Cidadania. Ele abordou os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, ressaltando o progresso na proteção dos idosos que a lei proporcionou, garantindo diversos direitos a partir dos 60 anos de idade e punições para quem os desrespeita. O Delegado explicou, ainda, os crimes específicos contra a pessoa idosa e a importância da colaboração de diversos agentes na proteção dos idosos. Ele informou que a Polícia Civil estabeleceu delegacias especializadas em algumas cidades, como Sorocaba, que oferecem atendimento específico ao idoso dentro do 3º DP. O Delegado destacou que essa atenção especializada visa crimes que apenas idosos podem ser vítimas, como o apoderamento de cartões bancários para transações financeiras sem a anuência do titular idoso.
Essas palestras desempenharam um papel essencial em esclarecer dúvidas dos participantes e ressaltaram a importância desses temas para a instituição. Vale destacar que a Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba está localizada na Rua Caracas, 846, e a Delegacia do Idoso, que funciona em conjunto com o 3º Distrito Policial, encontra-se na Avenida Mário Campolim, 295, ambas no bairro Campolim, em Sorocaba.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Sorocaba
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…
A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…