O Gabinete de Leitura Sorocabano realizou, na noite de sexta-feira (20), a cerimônia de outorga da Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky” a três personalidades da cidade: a jornalista Cida Muniz; o superintendente do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Edil Vidal de Souza; e o presidente da Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro, Fábio Isidoro de Arruda.
“A Comissão das Medalhas, formada pelos diretores e assessores (da Casa Literária), define a cada ano as pessoas escolhidas a receber a honraria. Quem a recebe é porque tem um destaque na sociedade sorocabana, e também acredito que seja um prêmio para elas assumirem o compromisso de manter a nossa sociedade cultural sempre ativa. Também são pessoas que sempre nos ajudam”, justificou o presidente do Gabinete, Luciano Viana de Carvalho.
Antes da entrega de cada medalha, foi lido aos presentes um breve currículo de cada homenageado. Em seguida as personalidades foram agraciadas com um certificado em agradecimento ao compromisso com a cultura, costumes e tradições que permeiam à própria história da instituição e a medalha.
Em discurso, a jornalista Cida Muniz, que passou por diversos veículos e áreas, destacou a importância de Luiz Maylasky à sociedade, além de evidenciar o orgulho da profissão. “Estou muito feliz e emocionada por receber essa medalha. Tenho o costume de dizer que quando deixar de me indignar, eu deixo de ser jornalista. E quando eu deixar de me emocionar numa homenagem como essa eu também mereço não existir mais nesse planeta”.
Já Edil Vidal de Souza, deu ênfase à relevância que o BOS ganhou ao longo dos anos. Atualmente, o instituto é a maior referência em captação e transplantes de córneas em toda a América Latina. “É um orgulho para mim como sorocabano receber a medalha, e para a cidade, com tudo que o BOS tem conseguido até hoje. Me traz muita alegria fazer parte dessa corrente tão importante que é a doação (de córneas)”, comentou o superintendente da instituição.
Por fim, a Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro, representada pelo atual presidente, Fábio Isidoro de Arruda, agradeceu a família e a todos os presentes antes de citar a importância que o 28 de setembro têm na valorização da cultura afro-brasileira em Sorocaba. “É uma honra estar aqui em nome de todos, é uma instituição que esse ano faz 78 anos de existência e também é muito respeitada. Ela foi criada por ferroviários, que tanto contribuíram com a construção e evolução da cidade e região”.
Ao final da solenidade de outorga da medalha, o presidente do Gabinete chamou José Rubens Incao para receber o título definitivo de sócio benemérito do espaço. A honraria tem a ver com o reconhecimento da instituição por prestar serviços à associação. O historiador já havia recebido a medalha Luiz Matheus Maylasky em 2019.
Também esteve presente à cerimônia o secretário de cultura de Sorocaba, Luiz Zamuner.
A Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky”, instituída pelo Gabinete de Leitura Sorocabano, é regulamentada pelo decreto estadual nº 52.813, de 19 de março de 2008, sem ônus para os cofres públicos. A instituição também é considerada a mais antiga da cidade, pois foi fundada ainda na época do império. (Com informações do jornal Cruzeiro do Sul)
No PROGRAME-SE desta terça-feira destaque para contação de história, de graça na Biblioteca Municipal de…
As festas de fim de ano são regadas a fartura de bebidas e comidas mais…
O prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
Depois das comemorações de fim de ano, onde muitas pessoas viajaram ao litoral paulista, Sorocaba…
O custo da cesta básica em Sorocaba encerrou 2024 no valor de R$ 1.165,61, registrando…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) estará presente na National Retail Federation (NRF) 2025, o…